05/09/2024 às 16h14min - Atualizada em 06/09/2024 às 00h01min

LLYC cria campanha para o segmento de clássicos da Volkswagen do Brasil

Projeto único, para além das fronteiras da matriz, na Alemanha, envolve um ecossistema digital e impacta positivamente entusiastas de carros clássicos, e antigos, reforçando a imagem da Volkswagen - empresa com profundas raízes e tradições no país

PROMOçãO LLYC
Time da Volkswagen e do Marketing da LLYC durante evento de lançamento da campanha, na sede da Meta, em São Paulo. Foto Divulgação.

São Paulo, 05 de setembro de 2024. A LLYC, empresa global de Marketing e Assuntos Corporativos, é a responsável pelo mais recente lançamento da Volkswagen do Brasil, o garagem.volkswagen. A iniciativa,  pioneira no setor, tem como objetivo, fortalecer a conexão emocional da marca com os amantes de carros clássicos no país e ao redor do mundo. Remonta a memória afetiva de milhões de brasileiros, fãs da marca e de carros clássicos, que passam a contar com fóruns que tratam da herança automobilística nacional. Um ecossistema digital exclusivo para o heritage automobilístico assinado pela  filial brasileira, primeiro fora da Alemanha, e totalmente idealizado pelo time da marca no Brasil. 

Segundo Claudio Rawicz, Gerente Executivo de Comunicação, Imprensa e Clássicos da Volkswagen do Brasil, "o lançamento da @garagem.volkswagen no Instagram nos permite explorar novas formas de engajamento com nossa comunidade de entusiastas de clássicos. Queremos que cada seguidor sinta que faz parte dessa jornada histórica, onde cada carro tem uma história única para contar. Este é, sem dúvida, um marco no nosso relacionamento e na comunicação com os fãs da marca", comenta.

Frame do vídeo da campanha Garagem Volkswagen lançada no perfil oficial do Instagram da marca. Imagem Divulgação.

Nesse projeto, um  hub digital de conteúdos altamente exclusivos e  direcionados, criado e executado pela LLYC, dias antes do lançamento oficial do Instagram da própria Garagem Volkswagen, uma Kombi camuflada circulou por encontros de carros clássicos, pelas ruas de São Paulo e por lugares onde entusiastas e car spotting costumam se reunir. Adesivada com QR Codes que levavam a um vídeo teaser na página oficial já criada, a Kombi despertou a curiosidade, nostalgia e muita repercussão entre o público. Essa ação atraiu os primeiros seguidores para a página, marcando o início dessa nova era de relacionamento da Volkswagen com o seu público.

"Para iniciar a conversa gerando expectativa, antes do lançamento, o último modelo da Kombi produzida no país, relíquia, unidade que nunca havia saído da fábrica, protótipo de testes mesmo, circulou nos principais encontros de carros clássicos e pontos de car spotting de São Paulo. Adesivada, a Kombi levava diversos QR Codes que direcionavam as pessoas ao vídeo teaser da Garagem”, detalha Américo Vizer, diretor criativo da LLYC para América do Sul e Portugal. “A repercussão nas redes entre os entusiastas foi tão emblemática, que as pessoas chegaram a questionar se a Kombi como conhecemos estava voltando", completa Vizer. 

O evento oficial de lançamento aconteceu na sede da Meta, em São Paulo, no último dia 2 de setembro, Dia Nacional da Kombi. Além de assumir a administração das plataformas digitais do Garagem Volkswagen, desde o início deste ano, a LLYC também é responsável pela gestão do posicionamento digital da marca no país e de seus executivos.

“Criar para uma love brand é ao mesmo tempo prazeroso e desafiador por se tratar de uma paixão nacional e pelo alto grau de conhecimento que há sobre a história da marca. Conseguir surpreender as pessoas, como fizemos, mostra que Volkswagen e LLYC estão alinhados sobre as etapas da curva evolutiva do projeto e seus conteúdos, inclusive estrategicamente criados a partir de dados, o que certamente potencializa alcance ’, conclui Américo.

Milhões de brasileiros têm alguma história familiar com algum veículo da marca, como o fusca ou a Kombi. O projeto Garagem Volkswagen  visa resgatar e fortalecer as ligações afetivas entre os consumidores e fomentar um mercado em plena expansão, o setor de clássicos.

FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA:

Anunciante: Volkswagen

Produto: Garagem Volkswagen

  • Diretor Geral de Criação: Américo Vizer
  • Diretor de Arte: Mauricio Spina
  • Diretores de Estratégia de Marketing: Diego Olavarria e Maíra Fontoura
  • Diretora da conta: Vivian Rafaelli
  • Gerente da conta: Guta Nobrega
  • Atendimento e Planejamento: Roberta Calamari e Marina Pereira


Sobre a LLYC
A LLYC é uma empresa global de Marketing e Assuntos Públicos que atua como parceira em criatividade, influência e inovação, aumenta e protege o valor dos negócios dos seus clientes, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer suas marcas.  Fundada em 1995, está presente nos seguintes países: Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Argentina, Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York, San Diego e Washington DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Em 2023, a receita operacional da LLYC alcançou os 83,1 milhões de euros. De acordo com os rankings da PRWeek, LLYC está entre as 35 maiores empresas do mundo em seu setor. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2022 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.   


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STEPHANIE DA SILVA WANDERLEY BARRETO
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