13/09/2024 às 12h17min - Atualizada em 14/09/2024 às 00h02min

OutSystems e KPMG anunciam nova pesquisa sobre IA e o futuro do desenvolvimento de software

Redefinindo projetos legados "impossíveis", 75% dos executivos de software observam uma redução de 50% no tempo de desenvolvimento com aumento de IA e automação

JULIANA VERCELLI
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Imagem ilustrativa - relatório OutSystems e KPMG
À medida que o alcance da inteligência artificial (IA) se expande, líderes de TI estão explorando novos casos de uso para a tecnologia ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software (SDLC), de acordo com uma nova pesquisa lançada hoje intitulada “Relatório de IA em Desenvolvimento de Software: Explorando Oportunidades e Incertezas,” pela OutSystems e pela KPMG.

A pesquisa contou com entrevistas de 555 executivos de software ao redor do mundo, cujas empresas atuam em setores como serviços de consultoria de TI, manufatura, bancos, serviços financeiros e seguros, entre outros. Sobre IA,  84% dos entrevistados relataram que suas organizações começaram a incorporar tecnologias de IA em seus ciclos de vida de desenvolvimento de software (SDLCs - Software Development Life Cycles) entre seis meses e cinco anos atrás, com os primeiros consumidores inovadores (earliest adopters) sendo principalmente empresas de serviços de TI.

Em termos regionais, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e a América do Norte estão praticamente no mesmo nível, enquanto a região de APAC (Ásia e Pacífico) está se aproximando rapidamente.

Os resultados mostram que a realização de testes, garantia de qualidade e detecção de vulnerabilidades de segurança são, de longe, os casos de uso mais amplamente adotados para IA no desenvolvimento de software. No entanto, a IA generativa (GenAI) está prestes a transformar o mercado ao aprimorar significativamente esses processos e ao introduzir capacidades sem precedentes.

75% dos executivos de software observaram uma redução de até 50% no tempo de desenvolvimento ao implementar IA e automação.

Os primeiros inovadores (early adopters) a adotar a medida estão planejando aumentar o uso de IA em outras etapas do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC), como design de interface do usuário, geração de código, otimização de DevOps e manutenção de aplicações. Quase todos os entrevistados planejam aumentar seu investimento na gestão de SDLC aprimorada com IA nos próximos dois anos, indicando que a IA desempenhará um papel central na inovação e vantagem competitiva no setor de software.

“A IA está redefinindo o impossível”, afirma Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems. “Meu foco é ajudar as equipes a compactar projetos de modernização do legado de vários anos em apenas alguns meses. As últimas inovações em IA nos trouxeram o potencial de comprimir ainda mais esses cronogramas de desenvolvimento em projetos mais curtos e rápidos. Com a IA, projetos legados historicamente impossíveis são mais fáceis, baratos e rápidos de realizar.”

71% dos entrevistados estão planejando incorporar IA no desenvolvimento de aplicações e nos fluxos de trabalho de gestão de SDLC.

“Neste momento, o papel do desenvolvedor está mudando de escritor de código para revisor de código”, diz Rodrigo Coutinho, cofundador e gerente de Projetos de IA na OutSystems. “Grandes modelos de linguagem (LLMs) são uma grande ajuda, mas ainda cometem erros. No entanto, à medida que esses modelos evoluem e a confiança no código resultante melhora, o papel do desenvolvedor será mais semelhante ao de um orquestrador e testador de aceitação dos resultados gerados por IA.”

Apesar de ser uma tecnologia emergente há alguns anos, o relatório aponta que a confiança na qualidade do código gerado por IA aumentou substancialmente — metade dos entrevistados disseram que a implementação de IA melhorou a qualidade do software, aprimorou a tomada de decisões e aumentou a eficiência em testes e garantia de qualidade de software.

Mas a confiança também está associada à conscientização de risco em torno da dívida tecnológica na forma de código órfão e alucinações, falta de contexto para as necessidades específicas de codificação de uma organização e preocupações com escalabilidade. Com a estratégia integrada nos processos de IA em SDLC, 56% dos entrevistados disseram ter experimentado ou esperam experimentar uma maior qualidade das aplicações, com menos bugs e melhor desempenho.

Preocupações com a privacidade e segurança de dados permanecem como as principais barreiras para uma adoção mais ampla.

A oportunidade oferecida pela IA é indiscutivelmente enorme, mas sua adoção mais ampla em outras áreas do SDLC além dos testes de software e detecção de vulnerabilidades ainda enfrenta algumas barreiras. Entre essas barreiras estão as preocupações com a privacidade e segurança dos dados (56% dos entrevistados) e desafios regulatórios e de conformidade (42%). Além disso, 38% dos executivos citam dificuldades na integração da IA generativa nos fluxos de trabalho existentes como a principal barreira para a adoção.

“Há muita especulação sobre o que mudará com o surgimento da GenAI”, diz Michael Harper, gerente geral da KPMG nos Estados Unidos. “Embora haja desafios, aqueles com iniciativas de gestão de mudanças eficazes requalificarão e aprimorarão suas equipes, levando a IA e os empregos a evoluírem em conjunto.”

Um terço dos entrevistados disse ter um backlog entre 150 e 800 casos de uso para GenAI.

Na visão da maioria dos entrevistados, a velocidade e a expansão da IA, especialmente da GenAI, estão pavimentando o caminho para um aumento nos investimentos.

Mas os riscos relacionados à confiabilidade do código gerado por IA persistem, embora possam ser mitigados com abordagens existentes, como testes de aceitação do usuário, testes unitários e testes de regressão. “Cabe ao desenvolvedor que trabalha com IA garantir a qualidade dos “entregáveis”, mas isso se torna muito mais eficiente com a IA”, diz Coutinho. “A IA é, de fato, uma grande parceira na criação de testes em dados sintéticos.”

Outras preocupações frequentemente citadas foram a disponibilidade limitada de pessoal qualificado e as dificuldades na integração da GenAI em pilhas de tecnologia e fluxos de trabalho existentes. O medo de perder o emprego também é alto, com 89% dos entrevistados afirmando que certos papéis serão eliminados pela IA. Isso está alinhado com uma tendência mais ampla da indústria nos últimos anos. No entanto, a longo prazo, a IA pode criar mais empregos do que eliminá-los, resultando em um novo tipo de desenvolvedor, equipado com habilidades especializadas em IA.

Para mais detalhes sobre os resultados da pesquisa de 2024 “IA em Desenvolvimento de Software: Explorando Oportunidades e Incertezas” (título original em inglês “AI in software development: Exploring opportunities and uncertainties”), clique aqui para baixar o relatório.
 

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