13/09/2024 às 10h56min - Atualizada em 14/09/2024 às 00h36min

Ajude a salvar vidas com os cursos de Primeiros Socorros do Senac EAD

Docente do curso explica como prestar o atendimento inicial e alerta para protocolos que podem evitar agravamento do caso

Aline Oliveira
Senac EAD
Crédito da imagem: Freepik
O setor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), instituição ligada ao governo federal, divulgou que em 2023, que as ocorrências de atendimento que tiveram maior aumento foram, acidentes de trânsito (20%) e emergências cardíacas (15%). Nesse sentido, o serviço prestado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi fundamental na prestação de socorro às vítimas.
Com serviço presente em quase 90% do território nacional, os veículos são equipados para oferecer assistência em várias situações de natureza clínica, entre as quais: traumáticas, pediátricas, obstétricas, cirúrgicas, psiquiátricas, entre outras. Esse índice significa que 6,6 milhões de cidadãos recebem auxílio, nos casos citados.
A enfermeira e docente do curso de Noções em Primeiros Socorros e Tratamento de Feridas e Curativos do Senac EAD, Adriana Miria da Silva, alerta que o atendimento com vítimas de traumas, decorrentes de quedas ou acidentes de trânsito, requer pessoas capacitadas. “Para oferecer socorro a uma vítima, a pessoa deve ter preparo para realizar a avaliação e conduta do caso. Lembrando que o acidentado não pode ser deslocado sem imobilização, já que pode ocorrer piora do trauma, com risco de paraplegia e até óbito”, explica. 
A profissional acrescenta que o ideal é aguardar a chegada de uma equipe especializada, pois conta com equipamentos adequados, como é o caso do SAMU. No entanto, o socorrista pode promover o conforto do paciente, com cuidados simples, mas importantes, como situações de convulsão por exemplo.
“Nessa situação, a indicação é proteger a cabeça do acidentado, retirando objetos próximos que possam causar ferimentos. Outro apoio pode ser efetuado nessa situação é ajudar com a higienização, pois a pessoa tem salivação excessiva”, acrescenta. 

Capacitação em primeiros socorros pode salvar vidas
Outra condição verificada com frequência em acidentes, são lesões profundas com forte sangramento. Nesse sentido, Adriana recomenda que o prestador de socorro utilize EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para proteção própria (luvas e máscara, se possível). “Ao se deparar com um ferimento, o socorrista deve colocar luvas e utilizar gaze ou pano limpo para comprimir o corte e evitar choque hemorrágico”, esclarece.
A docente do Senac EAD faz um alerta sobre o uso de substâncias caseiras, de amplo conhecimento popular, indicadas para aplicação em feridas. “Um exemplo prático é o uso da babosa, pois a folha pode conter sujidade ou germes que contaminarão ainda mais a lesão”, revela.
Do mesmo modo, aplicação de creme dental e gelo em queimaduras são contraindicados, pois no primeiro caso, o produto contém substâncias químicas e no segundo, pode lesionar ainda mais a pele, aumentando a área e profundidade do ferimento.
No entanto, Adriana ressalta que existem alguns estudos fitoterápicos que recomendam o uso de ervas caseiras em banhos ou emplastros, para tratamento de feridas e queimaduras. “É preciso ressaltar que para realizar essa abordagem, a pessoa deve ter conhecimentos sobre qual o tipo de erva e como aplicar”.
Senac EAD disponibiliza duas opções de cursos em Primeiros Socorros

De acordo com a docente do Senac EAD, o curso prepara a pessoa para identificar e atender vítimas de: acidentes com traumas e lesões, intoxicações, engasgamentos, queimaduras, choques elétricos, picadas de insetos e acidentes com animais peçonhentos, transporte e demais procedimentos necessários no atendimento a vítima em cada situação.
“O objetivo da capacitação é oferecer conhecimento sobre vários tipos de feridas e suas fisiopatologias, avaliação, uso de cobertura adequada e cuidados importantes como a nutrição do paciente. Além disso, tem como foco principal preparar o aluno para atendimento adequado nas diversas situações e acidentes envolvendo vítimas. Ao seguir todas as recomendações, irá prevenir complicações, reduzir o risco de morte e promover recuperação mais rápida ao paciente”, argumenta a especialista.
Por fim, a docente do Senac EAD compartilha dois atendimentos que, quando executados de forma correta, podem ajudar a salvar a vida das vítimas, acompanhe: 
- Se identificar que uma vítima foi esfaqueada, por exemplo, e o artefato permanece inserido no corpo da pessoa, não retire. O objeto deve ser mantido no local, de modo a evitar lesões em outros órgãos e vasos do corpo. Essa recomendação previne hemorragia já que o objeto pode estar “vedando” um vaso seccionado no trajeto de entrada da faca.
- Outra situação grave é verificada em caso de pessoas que sofreram queimaduras em várias partes do corpo. A conduta a ser tomada é cobrir a vítima com algum pano limpo, de modo que a temperatura corporal não diminua. Além disso, essa proteção age contra contaminações, reduz o risco de uma parada cardiorrespiratória, hipotermia severa ou infecções.
No Senac EAD você tem acesso ao curso de Noções de Primeiros Socorros e Tratamento de Feridas e Curativos, oferecidos exclusivamente no ambiente online. Ao cumprir os requisitos e concluir a capacitação, o aluno recebe certificação, reconhecida em todo território nacional. Aproveite para acessar o portal e conhecer outras opções, na área de saúde.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp