11/09/2024 às 15h12min - Atualizada em 13/09/2024 às 00h13min

O poder agregador da arte do crochê

Tradicionais crochês dos nossos antepassados ganham novas formas e transformam a arte milenar em arte contemporânea!

GISLAINE MAZETTO
Dilgulgação Leila Alberti
A arte de crochê, está novamente retornando ao nosso cotidiano. Cada dia é mais comum ver jovens “crochetando”. O trabalho manual acompanhou a evolução humana e agora bastam agulhas e fios e logo, novas tramas surgem.
Para comemorar o dia Mundial do Crochê, 12 de setembro, a artista plástica, Leila Alberti, vai promover mais uma ação, onde ela une a exposição de uma grande casa revestida de toalhas de crochê e oficinas como Merletto - a tradicional renda veneziana, crochê livre, além do crochê tradicional. A Casa de Todos será exposta em pequena temporada, entre os dias 12 e 20 de setembro, na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba. A ação tem como objetivo aproximar a comunidade do crochê com arte. O projeto chamado L'uncinetto e il Merletto – La Casa di Tutti tra Paranà e Veneto, chega na cidade por meio do patrocínio da Regione Del Veneto, na Itália, por intermédio da FAVEP - Federação das Associações Vênetas do Estado Paraná.
O ato habilidoso de usar as agulhas e fios vai muito além de uma pratica de hobby, é considerado pelos psicólogos como uma forma de reconexão, e em alguns casos, até a cura em doenças como depressão. A indicação da área da saúde mental é que quando um paciente apresenta os com sintomas de depressão, seja na fase infantil, adolescente ou adulto, é importante que ele busque identificar uma habilidade manual. Segundo a psicóloga Monica Braz, “a atividade manual do crochê, desperta a criatividade, a curiosidade, além de valorizar o potencial desse paciente, se tornando inclusive uma fonte de renda, em muitos casos”. A profissional destaca que é comum pessoas que passaram por luto, perda de emprego, transição de carreira, descobrir na atividade manual um novo modo de vida. A especialista ainda destaca que “o trabalho em grupo, auxilia na troca, convivência e interação, é fundamental para ajudar o paciente a sair da crise e conseguir controlar os sintomas” e continua, “a partir do momento que a pessoa descobre uma habilidade, ela começa a reagir ao tratamento de uma forma mais fácil”, conclui.
A comunidade terá oportunidade de se inscrever em três oficinais gratuitas. No dia 12 de setembro, acontecerá a oficina de crochê livre, intitulada Fragmentos da Paz, das 14 às 17h. No sábado e domingo, serão as Oficinas de Merletto básico e crochê básico, pela manhã e tarde, respectivamente.
Nessa temporada, a novidade - além da oficina de Merletto - é a Casinha da Paz, ou La Casetta della Pace. Uma casa revestida de crochê e rendas brancas. Ela será apresentada oficialmente no domingo, dia 15, no final do dia. A artista fala da importância de se sentir em casa e de pertencer a um lugar, “vai além do pensar em fluxos, aconchego e estética: é criar um espaço com empatia e uma atenção maior à liberdade imaginária e respeito às diferenças”. E acrescenta: “A Casetta della Pace, ou Casinha da Paz, é um convite à partilha do habitar em conexões internas e externas da existência humana, das memórias dos emigrantes, do convívio entre culturas e de suas relações pacíficas. Numa casa não se vive somente a rotina do dia a dia, mas o fio de uma história de proteção, imaginação e paz. A paz primordial para nossa existência humana”, conclui.

SERVIÇO:
A Casa de Todos (La Casa di Tutti) e A Casinha da Paz (La Casetta della Pace) serão instaladas no Centro Pastoral da Igreja Matriz de Colombo da Paroquia Nossa Senhora do Rosário -  Rua Francisco Busato, nº 8114 – Centro – Colombo – Paraná
Do dia 12 de setembro até o dia 20 de setembro.

As oficinas acontecerão dentro da casa de crochês nos seguintes horários:
Oficina de Crochê Livre – 12 de setembro das 14h às 17h
Oficina de Merletto básico - 14 e 15 de setembro das 9h às 12h
Oficina de Crochê básico - 14 e 15 de setembro das 14 às 17h
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 41 999241802 (Leila) ou pela página do Instagram:  @acasadetodoss.

Patrocínio da Regione Del Veneto, na Itália, por intermédio da FAVEP  - Federação das Associações Vênetas do Estado Paraná.  

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GISLAINE DO ROCIO MAZETTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp