12/09/2024 às 15h37min - Atualizada em 14/09/2024 às 00h03min

Você sabia como eram as mesas de jantar da corte de D. João VI?

Esse será o tema da palestra da especialista em porcelanas do Palácio Nacional da Ajuda de Lisboa, Dra. Cristina Neiva Correia, que vem à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano compartilhar curiosidades sobre as mesas de D. João VI e D. Carlota Joaquina

VICTóRIA GORSKI
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
No dia 14 de setembro, sábado, às 11h, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano traz a São Paulo a especialista em porcelanas do Palácio Nacional da Ajuda de Lisboa, Dra. Cristina Neiva Correia, para uma palestra sobre como eram dispostas as mesas de jantar na corte de D. João VI e D. Carlota Joaquina. Durante o encontro, o público vai poder conhecer a história por trás de peças que compunham a mesa do rei, como as porcelanas, que hoje são itens disputados por colecionadores e antiquários e passaram a integrar coleções privadas e acervos de museus.

A Fundação é uma das poucas instituições brasileiras que possuem exemplares de praticamente todas as porcelanas que fizeram parte dos serviços dos reis de Portugal e dos imperadores do Brasil. Será uma oportunidade para conferir curiosidades sobre o cotidiano das refeições à mesa da família real portuguesa e imperial brasileira e entender como os protocolos e objetos que faziam parte desses rituais foram se modificando com o passar do tempo.

“Para compreender a mesa de D. João VI, é preciso olhá-la como uma representação de poder”, afirma Cristina. “Era regida por um ritual codificado e complexo que envolvia um protocolo de mesa chamado de 'serviço à francesa', difundido a partir de Versailles e da corte de Luís XIV e perdurando até ao final do reinado de D. João VI", acrescenta.

“O Brasil foi o único país da América a receber uma corte europeia e, com ela, veio para cá uma cultura de etiqueta palaciana e uma forma sofisticada de representação de poder que não havia aqui. Entre essas representações, estava a mesa do rei”, explica o historiador Paulo Rezzutti, curador do evento.

O evento com Cristina compõe a programação do Ciclo de Palestras sobre História do Brasil, uma série de encontros sobre fatos e figuras que fazem parte da nossa memória. Com curadoria de Rezzutti, foram convidados diretores e pesquisadores de alguns dos mais importantes museus de Portugal e do Brasil para proporcionar um diálogo entre as peças dos seus respectivos acervos e o da Fundação.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA VICTORIA GORSKI VIEIRA BARBOSA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp