30/08/2024 às 11h18min - Atualizada em 03/09/2024 às 20h02min

5 Dicas para empresas escolherem fintechs parceiras, com foco em segurança

MARILIA LEONI
https://www.clara.com/pt-br/
Leonardo Ramos, country manager da Clara para Colômbia e México

Atualmente, ao pensar em serviços financeiros para empresas, é impossível não considerar as fintechs. Essas empresas, que combinam a mais recente tecnologia com serviços financeiros, geralmente têm um impacto positivo na eficiência operacional e na experiência do cliente, além de garantir maior competitividade.

No entanto, ao considerar a adoção dos serviços de uma fintech, muitas vezes surgem preocupações em relação à segurança, especialmente no que diz respeito ao armazenamento de dados. Com isso em mente, Leonardo Ramos, country manager para o México e Colômbia da Clara, a solução mais completa para empresas fazerem e gerenciarem seus pagamentos, oferece dicas sobre o que considerar ao selecionar uma fintech. Confira abaixo.

Conformidade com Normas Regulamentares
É muito importante garantir que a fintech considerada para uma potencial parceria opere de acordo com as normas regulatórias dos mercados em que atua. Atualmente, autoridades financeiras, como Bancos Centrais e Comissões de Valores Mobiliários da maioria dos países, têm regras específicas para fintechs, e é importante se associar a empresas que sejam regulamentadas e vinculadas a essas instituições.

Conformidade com o PCI e Outras Certificações de Segurança
Estar em conformidade com as diretrizes de segurança do próprio setor também é um aspecto a ser considerado, pois demonstra comprometimento com a questão e a adoção de altos padrões. A certificação PCI DSS, por exemplo, assegura que uma empresa que armazena dados de cartões de crédito opera de acordo com os protocolos de segurança mais rigorosos.

Histórico de Incidentes
Também vale a pena investigar se a fintech já teve algum vazamento de dados ou outros incidentes relacionados à segurança e, em caso afirmativo, qual foi a resposta dada. Isso permite avaliar como a questão é tratada internamente e entender se os métodos adotados estão alinhados com o que é esperado pela sua empresa.

Medidas de Segurança Adotadas para Proteger seus Dados
Ao escolher uma fintech para trabalhar, é impotante avaliar as medidas de segurança que ela adota. Procure pela adoção de recursos como Autenticação em Duas Etapas (2FA) e Login Único (SSO), que demonstram o compromisso da fintech em proteger seus dados. Além disso, informe-se sobre os protocolos de criptografia utilizados.

Auditorias de Terceiros
Por fim, confiar em auditorias externas que verifiquem a conformidade com os pontos mencionados acima demonstra transparência e boa fé por parte da fintech considerada. Isso pode ser mais um fator determinante no processo de seleção.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARILIA LEONI BESERRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp