29/08/2024 às 12h14min - Atualizada em 30/08/2024 às 00h16min

Pesquisa revela que 8 em cada 10 dos trabalhadores brasileiros consideram ou já tomaram medidas para reduzir o tempo de deslocamento ao trabalho

Estudo encomendado pela Serasa Experian indicou que gerações mais jovens são mais propensas a mudanças

MARIA SOSSMEIER
https://www.serasaexperian.com.br/carreiras/
Divulgação
Você mudaria de emprego para reduzir o tempo de deslocamento ao trabalho? Uma pesquisa revelou que 78,1% dos profissionais já ponderaram ou tomaram medidas para isso. Encomendado pela Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, para entender as prioridades e preferências dos trabalhadores brasileiros, o estudo indicou que 21,3% dos respondentes consideraram morar mais perto da empresa e 20,5% pensaram em mudar de emprego para diminuir o tempo de deslocamento. Por outro lado, 34,5% dos participantes disseram que nunca mudaram de emprego ou residência por conta do tempo gasto no trajeto. Confira, a seguir, os dados completos da pesquisa:


Fonte: Serasa Experian

“Este foi um ponto que nos chamou a atenção: a disposição para mudar de emprego ou residência para reduzir o tempo de deslocamento destaca a importância de as empresas considerarem a localização e a acessibilidade ao planejar suas operações e políticas de trabalho. Além disso, destaca-se a relevância do modelo híbrido de trabalho como uma alternativa viável, que pode oferecer maior flexibilidade e contribuir para a diminuição da necessidade de deslocamentos diários”, analisa a Gerente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Camila Souza.

O levantamento revelou, ainda, que quanto mais novas as gerações, maior a disposição para mudar de casa ou emprego para reduzir o tempo de deslocamento. Entre os trabalhadores da Geração Z, 23,5% já mudaram de emprego com esse objetivo, comparado a apenas 10,2% dos Baby Boomers. Veja os dados sobre as gerações na tabela abaixo:
 
Mudaria de emprego para diminuir tempo de deslocamento? Geração Z Geração Y - Millenials Geração X Baby Boomers
Nunca mudei ou considerei mudar de trabalho ou de casa por conta do tempo que levo para chegar 27,3% 32,4% 36,9% 48,8%
Não mudou, mas considerou morar mais perto do trabalho 22,5% 20,6% 22,1% 20,5%
Não mudou, mas considerou mudar para gastar menos tempo de deslocamento 22,5% 20,0% 22,5% 13,4%
Já mudou de emprego para gastar menos tempo de deslocamento 23,5% 20,5% 17,0% 10,2%
Já mudou de casa para ficar mais perto do trabalho 19,3% 18,4% 15,7% 15,0%
Fonte: Serasa Experian

Preferências sobre o local de trabalho dos profissionais brasileiros

A pesquisa também investigou as preferências dos trabalhadores quanto ao local ideal para se trabalhar. Os resultados mostraram que 43,3% dos participantes preferem um emprego próximo de casa e 25,8% lugares de fácil acesso por transporte público. Além disso, 10,0% valorizam locais com infraestrutura ao redor, como restaurantes e escolas. A seguir, veja os dados completos desse recorte:

Fonte: Serasa Experian

Tempo de deslocamento atual

Quando perguntados sobre o tempo gasto para chegar ao trabalho atualmente, 34,5% dos entrevistados responderam que levam entre 15 e 30 minutos. Ao analisar por região, esse tempo é maior para os residentes do Norte e Centro-Oeste (39,2%). A média geral de 1 a 2 horas foi mencionada por 10,8% dos entrevistados, mas esse número sobe para 15,9% entre os trabalhadores do Sudeste. Confira a média nacional e por regiões nas tabelas a seguir: 
 
Tempo de deslocamento - Nacional
Entre 15 e 30 minutos 34,5%
Menos de 15 minutos 27,1%
Entre 30 minutos e 1 hora 26,3%
Entre 1 e 2 horas 10,8%
Mais de 2 horas 1,4%
Fonte: Serasa Experian
 
Tempo de deslocamento - Região Sudeste
Entre 15 e 30 minutos 31,6%
Menos de 15 minutos 24,1%
Entre 30 minutos e 1 hora 27,4%
Entre 1 e 2 horas 15,9%
Mais de 2 horas 1,0%
Fonte: Serasa Experian
 
Tempo de deslocamento - Região Sul
Entre 15 e 30 minutos 36,4%
Menos de 15 minutos 34,3%
Entre 30 minutos e 1 hora 25,4%
Entre 1 e 2 horas 2,1%
Mais de 2 horas 1,8%
Fonte: Serasa Experian
 
Tempo de deslocamento - Região Nordeste
Entre 15 e 30 minutos 36,1%
Menos de 15 minutos 23,0%
Entre 30 minutos e 1 hora 27,9%
Entre 1 e 2 horas 10,7%
Mais de 2 horas 2,5%
Fonte: Serasa Experian
 
Tempo de deslocamento - Região NCO (Norte e Centro-Oeste)
Entre 15 e 30 minutos 39,2%
Menos de 15 minutos 28,4%
Entre 30 minutos e 1 hora 23,4%
Entre 1 e 2 horas 7,7%
Mais de 2 horas 1,4%
Fonte: Serasa Experian
“Os resultados da pesquisa evidenciam que a redução do tempo de deslocamento é uma prioridade crescente entre os trabalhadores brasileiros, especialmente entre as gerações mais jovens. Isso reflete uma mudança significativa nas expectativas e prioridades dos profissionais, que buscam cada vez mais viver com qualidade e equilibrar a vida pessoal e o trabalho. Esse tipo de levantamento nos fornece informações valiosas sobre o comportamento dos colaboradores e nos auxilia a tomar decisões com base em dados para oferecer o melhor ambiente profissional. Iniciativas da Serasa Experian, como horários flexíveis e opções de atuação híbrida, demonstram nosso compromisso em atrair e reter talentos”, finaliza Camila Souza.

Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1,5 mil indivíduos que estão atualmente empregados ou em busca de emprego no Brasil. Foram incluídos profissionais em várias modalidades (CLT, PJ, Terceiro e Profissional Liberal).

O estudo abrangeu uma ampla gama de cargos, desde estagiários e assistentes até diretores e C-levels. Além disso, os participantes da pesquisa eram profissionais em empresas privadas e a distribuição de gênero na amostra foi bastante equilibrada, com 49% feminino e 51% masculino. A coleta foi realizada de 22/05 até 02/06 via Painel de Respondentes Online. A margem de erro é de 3%.

Com mais de 4,6 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2022, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar” e também foi eleita uma das 25 Top Companies para desenvolvimento de carreira pelo LinkedIn. Em 2023, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como “Melhor Empresa para Jovens Profissionais do Brasil” e, em 2024, como “Melhores Empresas para o Talento Feminino” ambos da plataforma FirstJob. Em 2024, pelo quarto ano consecutivo, a companhia foi certificada no prêmio “Great Place to Work” e, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das mais inovadoras do país pelo Valor Econômico, sendo a primeira colocada em sua categoria.

Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. 

 Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA TERESINHA SOSSMEIER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp