26/08/2024 às 12h42min - Atualizada em 28/08/2024 às 00h02min

Kommo e RD Station: conheça as principais diferenças de cada ferramenta de CRM

Apesar de serem focadas em melhorar a experiência do cliente, os sistemas possuem diferenças e podem até serem conectados

JéSSICA AMARAL
Pixabay

A automação é uma ferramenta que chegou com o avanço da tecnologia. Podemos encontrar bots nos mais variados contextos, tanto na venda de produtos quanto no oferecimento de serviços. Eles servem para tirar dúvidas, marcar horários, gerenciar agendas, enviar catálogos, receber documentos, entre tantas outras funções que podem ser criadas. Além disso, a automação também está presente em diversas áreas que não vemos, como, por exemplo, o gerenciamento interno de uma empresa.

Dentre os principais sistemas de automação e solução de CRM, estão a Kommo e a RD Station, duas plataformas populares que se destacam na área. Mesmo tendo finalidades parecidas e até ferramentas e funcionalidades com o mesmo propósito, elas possuem algumas diferenças. Apesar disso, podem se conectar e, juntas, oferecer as melhores soluções para negócios e empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

A Kommo se define como uma plataforma que facilita a comunicação com o cliente, principalmente ao agrupar mensagens e caixas de entrada em um único lugar. Ao destrinchar e simplificar as interações, a experiência do cliente melhora, assim como o ROI. Já a RD Station é um software que ajuda as empresas a realizar campanhas de forma mais eficaz, nutrir leads, entre outras facilidades. Com ferramentas para mídias sociais e e-mail, oferece soluções abrangentes de marketing.

“O RD Station tem como foco o marketing, pois ele possui algumas ferramentas que ajudam em estratégias para atrair visitantes e nutrir leads. Já o principal diferencial da Kommo está na comunicação com clientes e leads, pois tem integração com plataformas como WhatsApp, e-mail, Instagram, entre outras. Um processo que complementa as estratégias de marketing e é essencial para o seu sucesso”, comenta Gabriel Motta, Kommo speaker in LATAM.

Convergências entre as plataformas

Algumas ferramentas e formas de suporte são oferecidas em ambas as ferramentas. Veja as convergências entre os sistemas de gerenciamento:

Caixa de entrada unificada: em ambas as plataformas, as mensagens podem ser organizadas em um só lugar, permitindo ao empresário gerenciar conversas vindas de diferentes redes sociais e aplicativos, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Instagram.
A Kommo, especificamente, é a provedora oficial de serviços de mensagens da Apple. Portanto, a comunicação personalizada e conveniente pode ser realizada por meio do aplicativo iMessage, de forma gratuita e acessível.

Funil de vendas: ter essa ferramenta é fundamental para visualizar o negócio como um todo, além de facilitar a organização, previsão e compreensão do processo de compra e venda. A visão geral e a permissão para gerenciar leads são oferecidas em ambas as plataformas, mas a Kommo permite a criação de até 50 funis personalizados com etapas ilimitadas. Já na RD Station, o número de funis é ilimitado, mas a quantidade máxima de etapas é de 12.

Essa ferramenta é de suma importância para planejar o futuro do negócio ou identificar áreas que podem não estar funcionando. Visualizar todos os processos de forma ampla, com números e resultados, permite estar por dentro de tudo o que acontece e organizar com antecedência os próximos passos.

ChatBot: as ferramentas oferecem um dos serviços mais famosos de automação, os chatbots. São eles que permitem que a empresa ou o negócio funcione 24 horas por dia, sete dias por semana, pois, mesmo que o comércio esteja fechado, a parte on-line estará operando e auxiliando quem entrar em contato.

As ferramentas podem ser personalizadas conforme as necessidades individuais de cada empresa e focadas em diferentes objetivos. Os bots podem ainda ser programados para melhorar a experiência do usuário no pós-atendimento. Em uma clínica de estética, por exemplo, é possível agendar o envio de mensagens após a realização de algum serviço, seja oferecendo dicas ou solicitando feedback.

Transmissão: realizar uma campanha de marketing requer diversos planejamentos, incluindo a maneira como a mensagem chegará ao cliente. Com a transmissão, disponível nos dois sistemas de gerenciamento, é possível enviar mensagens em massa, seja para um grupo específico ou para toda a gama de clientes.

Agendando o disparo dessas mensagens, é possível nutrir leads existentes e alcançar novos. Ambos os sistemas são equipados com as melhores soluções, sendo úteis e eficazes para lançar novas campanhas, oferecer um produto ou serviço já existente ou realizar ativações da marca.

Teste grátis: outro ponto de convergência entre as empresas é o teste grátis, pois ambas oferecem a possibilidade de conhecer a plataforma antes de se comprometer com um plano pago. A única diferença é que o teste da Kommo permite acesso a todos os recursos do plano empresarial por 14 dias, enquanto a RD Station oferece as funcionalidades do plano básico por dez dias.

Divergências entre as plataformas

Mas apesar de terem objetivos semelhantes, os sistemas apresentam algumas divergências em aspectos como funções, planos e conectividade. Confira:
Quantidade de usuários: Enquanto na Kommo o número de contas é ilimitado, na RD Station a quantidade máxima é de 15.

Canais de comunicação: nas duas plataformas, é possível utilizar o WhatsApp e e-mail, mas a Kommo ainda permite o uso de Facebook Messenger, Instagram, Viber, Telegram, chamadas, Skype e iMessage, além do WhatsApp fora da versão web.

Disponibilidade de informações: a Kommo oferece suas "gavetas" em uma única interface, tornando a usabilidade e a facilidade de encontrar o que precisa mais simples e rápidas. Já a RD Station oferece gavetas separadas, o que pode aumentar as chances de confusão ao acessar os recursos.

Suporte: caso surja alguma dúvida, o chat ao vivo da RD Station está disponível apenas para usuários do plano básico ou superior. Já a Kommo oferece suporte por chat ao vivo em qualquer tipo e plano.

Aplicativo: embora ambas as ferramentas possuam aplicativos móveis, a RD Station não permite que seus usuários enviem mensagens pela plataforma. Para acessar a caixa de entrada unificada e atender aos fluxos de mensagens, é necessário utilizar a versão web.

Planos: a Kommo oferece três planos, que variam de 15 e 45 dólares mensais. A RD Station também disponibiliza três opções fixas e uma personalizável, com preços a partir de aproximadamente 16 dólares.

Ambas as plataformas são eficazes, mas quando usadas em conjunto, permitem sincronizar o marketing com as vendas. Uma das principais funcionalidades é que, ao capturar um lead por meio das landing pages do RD Station, ele é automaticamente enviado ao funil de vendas. Isso permite visualizar os resultados de forma ampla e facilitada, melhorando a experiência do usuário e aumentando potencialmente o ROI da empresa.

“Apesar de serem ferramentas distintas, a Kommo e o RD Station cumprem o mesmo papel, aumentar os resultados em marketing e vendas. É possível integrá-las, e quando combinadas, podem potencializar os seus resultados", complementa Gabriel, da Kommo. 

Sobre a Kommo

A Kommo é um Sistema de Gerenciamento de Vendas que atua auxiliando empresas a economizarem tempo e dinheiro para sua equipe de vendas. Dentre os serviços disponíveis, está o Digital Pipeline, que inclui automaticamente potenciais clientes de todos os canais; funil de vendas, utilizado para gerenciar com eficiência os contatos com os clientes, além de banco de dados com acordos e leads, histórico de negociações, tarefas e lembretes.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSICA HENRIQUES DE MELLO PEIXOTO AMARAL CORDEIRO
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