15/08/2024 às 18h42min - Atualizada em 16/08/2024 às 04h01min

Sua organização está na direção certa? E seus funcionários?

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A virada para o segundo semestre costuma ser um ponto de extrema importância para muitas empresas. Afinal, é justamente este um dos períodos em que elas avaliam seus desempenhos, verificando se as metas traçadas no início do ano seguem pertinentes ou se é necessário recalcular a rota.

Atualmente há muitos indicadores que permitem aos gestores analisarem se uma empresa está na direção desejada. Faturamento, nível de vendas, satisfação do cliente e eficiência operacional são alguns destes indicadores e devem fazer parte de qualquer estudo sobre a performance de uma organização. A depender do cenário que se encontra ao levantar todos esses dados, cabe ao gestor tomar as decisões para que o negócio siga um caminho correto e de crescimento.

Outro ponto crucial, mas que muitas vezes é negligenciado, é um exame cuidadoso dos próprios funcionários e como eles estão lidando com as suas funções. As avaliações de desempenho são essenciais não apenas para identificar quem está cumprindo suas metas ou aqueles que precisam de orientação para entregar melhores resultados, mas também para promover crescimento profissional, alinhar expectativas e motivar os colaboradores com foco nos melhores resultados da organização.

Aliás, todas as lideranças, em geral, sabem como é desafiador manter o engajamento de suas equipes em alta. Esses momentos de avaliação podem ser bons aliados nessa tarefa na medida em que, com base nos insumos coletados junto aos colaboradores, é possível tomar medidas para promover desenvolvimento individual e também organizacional, ajudando a manter a eficiência e o sucesso a longo prazo, além de prevenir eventuais crises. Entre as estratégias para que bons resultados sejam alcançados nesse sentido, é possível citar o estabelecimento de metas objetivas e alcançáveis, com transparência na comunicação; a garantia de um ambiente de trabalho saudável; a oferta de possibilidades de formação contínua; além de feedbacks construtivos.

É preciso notar ainda que, embora estejamos falando de um tipo de avaliação realizado em um momento particular do ano, não há um período específico para que as empresas façam as suas autoavaliações. É interessante, sem dúvida, ter momentos pré-determinados para essa análise, para que todos possam estar cientes e se preparar para encará-la, mas vale ressaltar que um acompanhamento diário vai fazer toda a diferença nas tomadas de decisão e, por consequência, no sucesso das empresas.
 

Artigo de Josiane Serrano, Gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo


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