04/07/2024 às 14h47min - Atualizada em 05/07/2024 às 04h10min

Fraudes documentais tornam-se mais sofisticadas no segmento financeiro, aponta estudo da idwall

Pesquisa nacional traz insights sobre o setor mais visado pelos golpistas, com uma taxa 2,4x superior a outros mercados

PATRICIA BOROSKI
idwall

A idwall, empresa de tecnologia especialista em gestão de identidade digital, lançou estudo focado em tentativas de fraudes documentais no setor financeiro, que traz comparações dos primeiros trimestres de 2023 e 2024. Embora o levantamento mostre que as falsificações de baixa complexidade predominam (65,03% do total), houve uma tendência recente de aprimoramento das fraudes. 

Em 2024, o número de tentativas de fraudes de alta complexidade aumentaram 19% e as de média complexidade cresceram 16%, na comparação com o ano passado. “Nos referimos ao grau de sofisticação das fraudes a partir de um olhar treinado de especialistas, que na idwall inclui um time qualificado só de profissionais forenses, habilitados a analisar a veracidade de documentos com altíssima acurácia”, destaca Raphael Melo, COO e cofundador da idwall.  

O material também revela uma queda de 40% na taxa de tentativas de fraudes no segmento financeiro entre os períodos analisados. Uma hipótese é que os números reflitam o reforço no uso de tecnologias preventivas por companhias do ramo. 

O setor financeiro é o preferido entre os fraudadores, de acordo com dados da idwall. Em 2023, o segmento foi o mais atacado por golpistas, registrando uma taxa de 2,4 vezes mais tentativas que os demais segmentos.

 

A pesquisa mostra que os itens mais alterados pelos golpistas se mantiveram em 2023 e 2024: adulterações na foto representaram cerca de 90% dos atos ilícitos com RGs, e perfuração aproximadamente 70% dos casos. Outro aspecto de destaque é que, em 2024, as madrugadas das segundas-feiras e as noites das terças foram os momentos com os maiores índices de tentativas de fraudes. No ano passado, as terças e sábados de madrugada foram as preferências dos criminosos.

 

O Fraud Report idwall também incluiu uma análise da etapa de verificação biométrica para prova de vida (momento em que o usuário deve tirar uma selfie em tempo real para garantir a autenticidade da operação). Entre  o último trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, os golpistas mudaram de tática. Enquanto no ano passado, mais de 85% das tentativas de burlar as ferramentas de segurança se concentraram em fotos de tela, neste ano as tentativas se dividiram entre fotos de tela (43,8%) e fotos do documento (40,3%).

 

“Em um curto período de tempo, o comportamento do fraudador mudou bastante. Por isso, é fundamental que as empresas acompanhem as tendências tecnológicas e comportamentais para prevenção de fraudes, e tenham diversas camadas de segurança na operação, precavendo quaisquer novas ameaças. Com esse objetivo, na idwall, mantemos um laboratório de prevenção a fraudes, um time multidisciplinar responsável pela vigilância e a atualização constante das nossas tecnologias de prevenção a fraudes”, explica Raphael Melo. 

 

Acesse o Fraud Report Financeiro completo: https://idwall.co/pt-BR/fraud-report-febraban-2024/ 

Prevenção por métodos combinados

A idwall realiza um processo robusto de verificação documental, utilizando mecanismos como OCR (Optical Character Recognition, em português Reconhecimento ótico de caracteres), que extrai dados e tipifica documentos brasileiros automaticamente com a melhor precisão do mercado. A averiguação da regularidade do documento é realizada com o Background Check, que consulta dados de pessoas físicas, jurídicas e veículos em mais de 300 fontes de informações públicas e privadas. 

A etapa de verificação biométrica combina funcionalidades como Face Match, Liveness e Facelink, comparando a foto 3×4 do documento com uma selfie tirada em tempo real, e analisa se o número do CPF fornecido consta em banco nacional de faces. A solução de biometria facial da idwall possui o  selo iBeta,  certificação respeitada mundialmente e acreditada pelo National Institute of Standards and Technology's (NIST) e pelo National Voluntary Laboratory Accreditation Program (NVLAP), em que a tech obteve nota máxima nos mais de 1.800 testes realizados, sendo capaz de barrar 100% das fraudes. As tecnologias podem ser aliadas a documentoscopia, que utiliza métodos automatizados e também análise humana com técnicas forenses.

 

O mercado financeiro brasileiro é um dos mais avançados do mundo na prevenção de fraude. Um exemplo nesse sentido é a publicação da Resolução Conjunta nº 6, normativa do Banco Central do Brasil (BACEN) e Conselho Monetário Nacional (CMN) que instituiu o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Medidas como essa e a adoção contínua de tecnologias são fundamentais para proteger a sociedade. 

 

Sobre a idwall

A idwall é uma empresa de tecnologia que disponibiliza a plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital. Referência de mercado em soluções integradas e inteligentes, a idwall agiliza o processo de verificação de identidade durante toda a jornada do cliente e auxilia empresas a cumprirem as normas de compliance com tecnologia proprietária para evitar fraudes. Fundada em 2016 por Lincoln Ando e Raphael Melo, a empresa visa criar relações de confiança para a era digital. 

Informações para imprensa 

Patricia Boroski | (11) 99714-3762 /[email protected]

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA HONORIO BOROSKI FRANCO DE CAMARGO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp