29/04/2024 às 10h51min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h09min

MPD Engenharia entrega planta fabril de hemoderivados no complexo da Hemobrás

Novo complexo tornará o Brasil autossuficiente na produção de medicamentos para o tratamento de Hemofilia A

Redação
Divulgação Takeda
São Paulo, abril de 2024 - A MPD Engenharia, construtora com mais de 40 anos de experiência no mercado, concluiu a sua participação na construção da planta fabril de Fator VIII recombinante no complexo da Hemobrás. Localizada em Goiana (PE), o projeto é resultado de uma parceria entre a empresa japonesa Takeda e a estatal brasileira, Hemobrás, responsável pela produção de medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A obra representa um marco histórico no setor da saúde brasileiro e contribuirá para tornar o país autossuficiente na produção do Fator VIII recombinante, um medicamento essencial para o tratamento da Hemofilia A.

O projeto abrange uma área dedicada a produção de combinantes. Com a entrega, a MPD Engenharia atesta sua referência ao contribuir para a Parceria de Desenvolvimento Produtivo - PDP. O modelo de negócio visa ampliar o acesso a medicamentos e produtos de saúde considerados estratégicos para o SUS, além de fortalecer o Complexo Econômico-Industrial do país.

A MPD foi responsável pela parte civil da obra, ajudando a garantir a qualidade da construção entregue por meio da estruturação da fundação do projeto, da fachada, e da utilização de concreto pré-moldado, elementos metálicos e revestimentos internos.  A viabilidade da ação foi possível graças ao extenso histórico da empresa em projetos para o segmento de saúde, que inclui a entrega do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, a construção do Hospital Público Regional de Franca e do Hospital Rede D’Or Alphaville.


Para Fabio Nossaes, diretor executivo de operações da MPD Engenharia, desenvolver uma estrutura de saúde deste porte exige muito planejamento e experiência. “Em nossos mais de 40 anos de atuação, que contam com expertise no segmento saúde, educacional, infraestrutura, industrial, residencial, comercial e lazer, sempre executamos obras seguindo os mais altos padrões de segurança. O comprometimento e a qualidade na entrega são inerentes a todos os nossos projetos, mas este é ainda maior pois se trata de um complexo farmacêutico que impactará diretamente na saúde do povo brasileiro”, comenta.


Lean Construction na obra:
Durante a construção, foram implementadas estratégias de Lean Construction, que consistem na aplicação de metodologias para redução de desperdícios na rotina da construção civil. “Para a planta fabril, incluímos rotinas de curto e médio prazo, com check-in e check-out, gestão ágil de engenharia (6WLA – six week look ahead) e torre de controle”, destaca Pedro Namorado, gerente de obras da MPD Engenharia. “Essas metodologias, utilizadas também em outras obras da construtora, permitiram melhor eficiência na entrega e no gerenciamento do projeto como um todo”, finaliza o engenheiro.
 
Sobre a MPD Engenharia  
A MPD atua há mais de quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e colaboradores. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. A empresa já foi reconhecida dez vezes pela constante valorização de sua equipe, sendo uma vez como Great Place To Work, duas vezes com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL), sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A MPD Engenharia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Em 2024, foi eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking INTEC, e conquistou o selo dourado do CUBO Itaú na categoria de engajamento. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos, desenvolve programas focados em gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp