17/11/2023 às 00h28min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h28min

Vanu Rodrigues canta a Música das Américas no 23 ° A Baile Negro no Sesi Cultural

“Baile negro: a música negra das Américas” no Mês da Consciência Negra, o mês de novembro é amplamente reconhecido como o Mês da Consciência Negra no Brasil, e é marcado por uma série de eventos e celebrações que destacam a importância da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. Realizar o show neste mês enfatiza o compromisso com a promoção da igualdade racial e o respeito à herança cultural negra.
O espetáculo apresenta uma variedade de gêneros musicais de origem afro, como samba, reggae, maracatu, entre outros. São Paulo é reconhecida como uma cidade aglutinante e recebe influência de diversos grupos identificados com a cultura africana. Sua diversidade musical é uma das consequências deste processo.
Aqui vemos o reflexo das transformações das raízes africanas nas diferentes regiões do Brasil e do mundo. Realizar o show na cidade permite uma conexão direta com essas fusões e oferece um ambiente propício para a apreciação da música das Américas de origem negra.
Em 2022, o show circulou em 15 escolas da Periferia, (uma contratação da coordenação dos ceus em São Paulo), para onde levamos a diversidade cultural afro-americana e isso é motivo de orgulho, especialmente porque sabemos que a periferia é carente de eventos culturais. Além disso, esse show foi um dos primeiros selecionados pelo Sesi cultural, no edital de intervenções musicais. Este será o oitavo show no Sesi o que completa 23 espetáculos com essa temática.
Esse show é um tributo à música negra das Américas - um caldeirão de ritmos que se manifesta em múltiplos sons. Voz, violão, guitarra, percuteria, se unem para mostrar a rica e variada sonoridade, numa explosão de sabores brasileiros, latinos, caribenhos e estadunidenses. Sambas clássicos, samba reggae, samba soul, além de boleros (em roupagem moderna), ritmos latinos, R&B, música pop americana, são alguns dos gêneros que fazem parte do repertório escolhido. As preciosas composições de Chiquinha Gonzaga, Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, Djavan, Chico César, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Jorge Ben, Nego Tenga, Tim Maia se unem às canções de Orlando Pantera, Beyonce, Stevie wonder, Osvaldo Farrés, como fio condutor desta narrativa. Outro aspecto interessante é o fato de cantar músicas em diferentes línguas, em um caldeirão cultural que mistura composições no idioma crioulo caboverdiano, em espanhol e em inglês, além do português do Brasil.
Estamos preparando uma edição especial para essa ocasião. Data - 24/11 (sexta-feira) das 12h às 14:00 Café do Sesi cultural

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp