24/07/2024 às 12h55min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h03min

QI Tech apresenta solução de Open Finance que democratiza o acesso de crédito ao consumidor final

Nova ferramenta oferece análises sofisticadas e disponibiliza dados financeiros detalhados em tempo real, o que permite uma avaliação de crédito mais precisa e confiável

VCRP
Divulgação - QI Tech
 

São Paulo, Julho de 2024 - A QI Tech, fintech de infraestrutura para serviços financeiros, anuncia o lançamento de sua solução de Open Finance. Este lançamento representa um avanço significativo no setor, oferecendo uma ferramenta que integra nativamente os dados de Open Finance ao motor de crédito e verificação Know Your Client (KYC). 

Diferente das soluções existentes no mercado, a ferramenta da QI Tech vai além do simples fornecimento de dados. Ela coleta todas as informações suportadas pelo Open Finance e as integra diretamente a um motor de decisão de crédito, resultando em análises mais precisas. Além disso, disponibiliza dados financeiros reais e atualizados dos usuários às instituições, mitigando incertezas e permitindo uma avaliação de crédito mais confiável. 

O Brasil enfrenta um cenário de spread bancário elevado e uma grande parcela da população desbancarizada. A nova solução de Open Finance da QI Tech permite que usuários construam um histórico financeiro mesmo sem uma relação prévia com a instituição financeira. O livre acesso a dados possibilita uma análise mais detalhada, baseada em informações reais, aumentando a competitividade do mercado e democratizando o acesso ao crédito.

Atualmente, os scores de crédito são baseados em dados de negativação e informações presumidas, o que pode promover uma imagem imprecisa do consumidor. A ferramenta da QI Tech oferece uma visão mais completa, utilizando dados atualizados e com maior clareza para avaliar o risco, beneficiando tanto indivíduos quanto empresas. 

Tratando-se de segurança, Ricardo Alfaro, sócio da QI Tech, garante que todos os usuários podem ficar tranquilos quanto ao sigilo dos dados de seus clientes. “Assim como em nossas soluções desenvolvidas, todas as determinações de segurança do Banco Central do Brasil (Bacen) e as diretrizes da LGPD foram seguidas rigorosamente. Vemos um futuro onde a transparência, a inovação e a personalização serão os pilares dos serviços financeiros”, aponta.

Ele também destaca o potencial da ferramenta catalisar a inclusão financeira no Brasil: “A coleta de dados reais, atualizados e precisos permite que instituições financeiras avaliem o risco com exatidão, aumentando as chances de aprovação de crédito para indivíduos e empresas que antes eram excluídos do sistema financeiro tradicional. Esse movimento ajuda a trazer serviços financeiros para pessoas subatendidas. Além disso, a experiência whitelabel e sem fricções garante que essas soluções sejam acessíveis e fáceis de usar para todos”, diz o sócio da QI Tech.
 

Tendência do Open Finance foca no usuário final

O Open Finance está em plena expansão, resultado da maior compreensão a respeito do sistema financeiro. Segundo a Febraban, em janeiro de 2024 foram contabilizados 42 milhões de consentimentos ante os 21 milhões registrados no mesmo período de 2023, um crescimento de 100%.  “O Open Finance representa uma revolução no sistema financeiro do Brasil. Em essência, tem o potencial de democratizar o acesso ao crédito e aos serviços bancários, permitindo que mais pessoas e empresas participem do sistema financeiro promovendo uma economia mais conectada e inclusiva”, explica Ricardo Alfaro.

No que diz respeito às regulamentações, o Open Finance cria novas oportunidades e desafios. Alfaro esclarece que a companhia observou uma evolução contínua nas questões legais direcionadas ao consumidor final. “Há uma tendência crescente na experiência do usuário, com ofertas de interfaces mais intuitivas e processos cada vez simplificados. Nossa ferramenta continuará a evoluir para proporcionar a melhor experiência possível a esse público”, finaliza.
 

Sobre a QI Tech
A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, e conta com licença de SCD concedida pelo Banco Central e DTVM, chancelada pela CVM. Oferece soluções de ponta a ponta na jornada de crédito, indo desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por banking as a service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, esteiras de emissão de crédito e administração e custódia de fundos de investimento. Em novembro de 2023, a QI Tech recebeu um aporte de R$ 1 bilhão liderado pelo General Atlantic, movimento que faz parte dos planos de expansão da companhia. Em abril de 2024, a companhia levantou capital adicional com seus investidores e atingiu status de unicórnio no Brasil. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA CHRISTINE PUGLIERI IKE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp