27/03/2024 às 10h10min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h06min

Por que a caixa é tão importante para a colomba pascal?

Os adesivos na composição da embalagem impedem que o pão fermentado seja amassado ou violado após a produção, assegurando sua integridade. Item é um dos preferidos para dar de presente

Imprensa Henkel
(Foto: Divulgação)
A caixa que abriga a colomba pascal é fundamental para a integridade e conservação do pão fermentado. A embalagem lacrada possibilita que a colomba chegue macia e intacta à mesa do consumidor mesmo após encarar toda a logística (armazenamento, empilhamento e transporte, entre outros). Se não houvesse a caixa, seria impossível manter o produto em perfeito estado em uma escala industrial, sobretudo diante do enorme volume produzido especialmente para a Páscoa.

Item escolhido para dar de presente nesta época do ano, a colomba de chocolate representa 19,6% das vendas entre os produtos, enquanto a feita de frutas gira em torno de 17,1% entre as opções que envolvem ainda ovos, bombons, miniovos e coelhos de chocolate. O levantamento é da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).

“Todos querem uma colomba macia e com um aspecto bonito. Imagine como seria empilhar e transportar toda a demanda sem amassar? A caixa contribui para sua a preservação e evita que o produto sofra algum dano, permitindo que seja transportado com qualidade e segurança”, explica Celso Gonçalves, Gerente de Negócios Brasil na Henkel.

As caixas de colomba pascal com o uso do adesivo correto permitem que o consumidor tenha a garantia de que consumirá um produto sem violação. Os adesivos aplicados para fechar a caixa, geralmente na lateral e fundo, têm como principal finalidade preservar a integridade do alimento de qualquer fator externo.

Diferentemente de produtos comercializados apenas em embalagens plásticas, o adesivo aplicado na caixa “acusa” em caso de violação. Uma vez aberta, não é mais possível colar a embalagem de papelão, o que inviabiliza qualquer tentativa de alteração após sua adesão, mantendo a integridade do produto.

A fixação por meio de adesivos impede que o consumidor final compre algo trocado ou mexido, seja uma colomba ou outro produto, o que era comum de ocorrer quando o fechamento era feito apenas por encaixe, como em alguns cartuchos de creme dental, por exemplo.

“A correta adesão ajuda a perceber se o produto foi violado ou não, além de garantir que ele não fique amassado. Assim, o consumidor ter a certeza da compra de uma colomba pascal que está da mesma forma em que saiu da fábrica, diz Celso.

Além da colomba pascal, as caixas têm sido importantes também para fechamento de ovos que acompanham brinquedos, pelúcias e bolas. É comum encontrar no mercado itens neste formato e o fechamento é tão importante quanto o da colomba para manter tudo intacto.

Pequenas sobras na caixa são importantes

As embalagens de muitos produtos, como a caixa da colomba, têm uma sobra de espaço, chamada de headspace. É importante que haja uma folga pequena para que possa ser efetuado o processo industrial chamado de compressão, etapa de fechamento da caixa.

“No processo de compressão, uma espécie de ‘gancho’ promove o fechamento da caixa. Se o produto estiver sem nenhuma folga interna, esse gancho poderia encostar no plástico que embala o produto. O headspace é essa sobra importante para garantir a integridade e a segurança, além de impedir o contato com o ferramental”, afirma.

Adesivos seguros e com aderência máxima
O aumento da segurança alimentar e as preocupações de qualidade na indústria alimentícia criam uma consciência em relação à ciência dos materiais de embalagem. A abordagem de segurança alimentar da Henkel elimina os riscos associados aos adesivos. A produção do adesivo para caixas de colomba atende a diversos fatores para a segurança alimentar, como a avaliação de fornecedores, estudos analíticos e testes toxicológicos.  

“Os adesivos das embalagens produzidos pela Henkel são do tipo hotmelt, que têm máxima adesão, não usam nenhum tipo de solvente e não entram em contato direto com o produto”, conclui Celso Gonçalves.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp