24/09/2024 às 17h26min - Atualizada em 26/09/2024 às 20h06min

No mês em que o Manto Tupinambá retorna para o Brasil, o Rolé Carioca reprisa passeio icônico sobre a presença indígena na cidade. 

29 de setembro, Rio de Janeiro 

KAROLLAYNE DIAS
Foto - Divulgação

Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e estúdio M'Baraká apresentam “Rolé pela Presença Indígena”, o passeio cultural realizado pelo Rolé Carioca, no dia 29 de setembro, às 10h. 

O Rio de Janeiro, uma cidade marcada por sua rica história e diversidade cultural, frequentemente minimiza suas origens indígenas. Antes da chegada dos portugueses, mais de 35 aldeamentos tupinambás se situavam ao longo da Baía de Guanabara. Com a chegada dos europeus e colonização por meio da violência, a presença da população originária foi reduzida, e sua história passa até hoje por apagamentos diversos, e o passeio gratuito realizado pelo Rolé - reprisado em 2024 devido ao sucesso da atividade realizada no ano passado com mais de 200 pessoas - colabora no resgate dessa memória. 

A realização do Rolé no mês de Setembro casou com o tão esperado retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, depois de mais de 300 anos longe de seu povo. A pesquisadora do projeto Marize Guarani diz que não é coincidência, e sim Nhanderu - o ser criador na mitologia tupi-guarani - que providenciou esse evento. 

“Em 2023, levamos mais de 200 pessoas para caminhar por um bairro que recebeu o nome de Glória em cima do genocídio do povo Tupinambá, que foi roubado, afastado de seu território na orla da Baía de Guanabara e teve sua cultura, memória e ancestral roubado para a Europa. Replicar esse Rolé no momento em que uma comitiva Tupinambá veio de olivença na Bahia para receber esse Ancestral que é o manto no Museu Nacional, é especial e provoca novas reflexões sobre esse tema, que na verdade nunca se esgota” completa Beatriz Novellino, produtora e apresentadora do Rolé Carioca. 

No domingo (29), os participantes do circuito vão poder conhecer os pontos de identidade dessa etnia e em um esforço para reverter o apagamento das culturas indígenas, o passeio vai explorar a história através das aldeias, topônimos e vida dos povos originários. 

No cenário urbano, o evento busca construir narrativas que integrem e valorizem a presença indígena antes e durante a colonização europeia, assim como questionar e reverter as perspectivas tradicionais que marginalizam essas culturas. A atividade oferece uma oportunidade para questionar e compreender a história, explorando o impacto da colonização e o processo de genocídio que tenta apagar as memórias indígenas. 

O passeio cultural “Rolé pela Presença Indígena” é o terceiro da temporada de cinco passeios do Rolé Carioca pela cidade em 2024, tendo como próximos temas “Fiocruz” no dia 26 de outubro e

“Oswaldo Cruz - Festa e Resistência” no dia 24 de novembro. 

Mais sobre o roteiro do passeio “Presença Indígena” 

O passeio percorre um percurso que começa na Praça do Metrô Gloria, lugar onde ocorreu a batalha de Uruçumirim e marcou o início do genocídio tupinambá, a Igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória, construída sobre um antigo aldeamento tupinambá, representando a imposição da narrativa colonizadora, o Monumento a São Sebastião, que exalta a figura colonial enquanto invisibiliza a história indígena, os Jardins do Palácio do Catete, refletindo a perspectiva colonizadora na relação com a natureza e os povos originários e caminha também pela Orla da Praia do Flamengo, apresentando melhor os costumes e relação equilibrada dos indígenas com a natureza - assunto cada vez mais urgente e necessário de se discutir coletivamente. 

O roteiro preparado pelo Rolé Carioca consiste em um percurso como fonte para o desenvolvimento de uma aula dialógica e aberta ao público, orientada por um viés decolonial. No trajeto, serão apresentados patrimônios como recursos para compartilhamento de narrativas sobre o valor histórico e cultural deste espaço. O objetivo é estimular o olhar atento sobre os bens da cidade e a reflexão crítica sobre a nossa história. 

Mais sobre o projeto Rolé Carioca 

O Rolé Carioca é um projeto de educação patrimonial que cataloga e divulga o patrimônio histórico, natural e cultural de diversas cidades do Brasil, estimulando uma relação em que a história fortalece a identificação das pessoas com as histórias das suas cidades. Realizado desde 2013, o Rolé Carioca atingiu a marca de mais de 65 roteiros na cidade do Rio de Janeiro, promoveu as histórias da cidade para mais de 20 mil pessoas, passou por mais de 600 pontos mapeados da cidade e gerou mais de R$25 milhões em mídia espontânea. 

Desde 2016, o Rolé ganhou uma versão nacional e levou centenas de pessoas para roteiros históricos em Manaus, São Paulo, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Aracaju, Recife, Fortaleza e Vilha Velha. Com o passar do tempo, o projeto conquistou diversos prêmios e reconhecimentos. Entre eles, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em 2019 pelo IPHAN, o Diploma Heloneida Studart de Cultura e o Prêmio Zumbi dos Palmares em 2023 pela ALERJ. Além disso, o Rolé Carioca investiu na criação de novos produtos para ampliar a disseminação dos conteúdos gerados. No audiovisual, o Rolé oferece no seu canal do youtube mini documentários que contam com entrevistas e visitas às histórias de lugares importantes para a cidade, além de curiosidades e vídeo oficinas voltadas para professores utilizarem os conteúdos em sala de aula. 

Em 2023 foi lançado um jogo de cartas para propor o aprendizado de forma lúdica, onde os jogadores são convidados a criar roteiros, descobrir lugares a partir de dicas ou reorganizar a ordem histórica de acontecimentos.

O projeto é o idealizador ainda do Mapa de Memórias: Uma plataforma digital que quer apresentar o Rio de Janeiro através das suas vivências na cidade. O museu da pessoa carioca, formado por relatos enviados por todos. 

A edição de 2024 do projeto cultural “Rolé Carioca” é uma realização da M’Baraká, do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Praticagem Guanabara, co-patrocínio da Riocard Mais e patrocínio da First RH Group, White Martins, Instituto Yduqs, Estácio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei ISS. 

www.rolecarioca.com.br 

Instagram: @rolecarioca 

Imagens: https://youtu.be/G4mvxv8S2Gg 

Serviço 

Rolé Carioca “Presença Indígena” 

Gratuito 

Horário: 10h 

Data: 29 de setembro de 2024 

Local ponto de encontro: Praça do Cabral (em frente ao metrô da glória) 

Endereço: Praça Nossa Sra. da Glória - Glória, Rio de Janeiro - RJ, 

Informação para imprensa 

LEAD Comunicação – Rio de Janeiro | Brazil 

(55 21) 99348-9189 [email protected] 

Instagram @leadcom | www.leadcomunicacao.com


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARROLAYNE DIAS FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp