21/06/2024 às 16h19min - Atualizada em 23/06/2024 às 00h08min

Bares e restaurantes registram alta no movimento em maio, mostra Índice Abrasel-Stone

Crescimento da demanda no Dia das Mães, data que está entre as mais rentáveis para o setor, é uma das principais justificativas para o resultado positivo

TATIANE FERREIRA
Foto: Midjourney
Em maio deste ano, o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de 3,4% no volume de vendas em comparação a abril, conforme dados divulgados pelo Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. A variação positiva é atribuída principalmente ao Dia das Mães, que impulsionou as vendas em muitos estabelecimentos. Na comparação com 2023, este mês foi o primeiro a apresentar alta no volume vendas, de 0,2%, indicando uma leve recuperação dos negócios em 2024.

De acordo com os dados, na comparação entre abril e maio, os estados que mais se destacaram foram Maranhão (6,7%), Roraima (5,3%) e Ceará (4,7%), refletindo um cenário de recuperação econômica. O Rio de Janeiro registrou um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior e, pela primeira vez no ano, conseguiu igualar os resultados de 2023. Já São Paulo registrou um aumento de 3% em maio.

Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas dois registraram queda: a Bahia (-0,2%) e o Rio Grande do Sul (-5,4%), que enfrenta uma situação crítica em decorrência das enchentes que atingiram o estado. Após um declínio significativo de 6,9% em abril, os resultados de maio mostraram que os estabelecimentos gaúchos já sofrem impactos comparáveis aos observados durante a pandemia da Covid-19.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, comentou sobre o cenário. "Os resultados positivos de maio são um alívio bem-vindo para o setor, que ainda opera com 64% dos negócios em prejuízo ou equilíbrio, e apenas 36% em lucro. Apesar das notícias serem boas para a maioria dos estados, não podemos deixar de destacar a situação alarmante do Rio Grande do Sul, onde as enchentes têm prejudicado gravemente os estabelecimentos. Os resultados do Índice reforçam a necessidade urgente de medidas de apoio e recuperação”, afirma.

“Após resultado mensal ruim em abril, maio veio como uma boa resposta do setor de bares e restaurantes, que tem no Dia das Mães um dos eventos mais importantes do ano. Além disso, na comparação com o ano passado, este foi o primeiro mês de 2024 a apresentar variação positiva segundo o Índice Abrasel-Stone, o que pode ser um início de uma trajetória mais promissora para o setor no ano, que mais recentemente tem contado com o apoio de números mais positivos do consumo das famílias no país”, comenta Guilherme Freitas, pesquisador econômico da Stone.

Para mais informações sobre o relatório acesse o site: https://abrasel.com.br/revista/

Índice Abrasel-Stone
Com divulgação mensal, os números do índice Abrasel-Stone podem ser usados para análises de empresários e especialistas por meio de uma visualização gráfica disponível no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. O índice reflete a variação das vendas do setor de alimentação fora do lar por meio da estrutura financeira da Stone em recortes mensais e anuais.

Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que oferece soluções completas para melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Usando tecnologia, inovação e serviços, a Stone construiu um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos seus mais de 3,3 milhões de clientes.

Sobre o Instituto Propague
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp