28/03/2024 às 00h49min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h49min

Trabalhar por amor ou dinheiro?

Ao escolher uma carreira, especialmente os recém-formados, se perguntam se devem seguir sua paixão ou buscar oportunidades financeiramente lucrativas. De fato, hoje em dia, muitas carreiras estão em alta no mercado de trabalho, atraindo profissionais que pretendem alcançar a estabilidade financeira. No entanto, é crucial destacar que o dinheiro não é o único fator para a felicidade no trabalho. Investir paixão no que se faz é fundamental para o sucesso. Quando colocamos o coração no nosso trabalho, tendemos a ser mais bem-sucedidos e a encontrar satisfação pessoal.
Trabalhar apenas pelo dinheiro pode levar à insatisfação, resultando em frustração que pode afetar outras áreas da vida, como o bem-estar emocional, físico e psicológico. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, com 2.300 americanos, revelou que 71% dos trabalhadores nos Estados Unidos não estão engajados. Além disso, a pesquisa da Global Workforce View (empresa que estuda as tendências emergentes e crescentes da força de trabalho), do ADP Research Institute (instituto que mede o mercado de trabalho), 35% dos trabalhadores, no Brasil, afirmam não se sentir seguros no emprego. Na média global, 38% das pessoas não se sentem seguras no emprego. Entre os pontos abordados, destaca-se que os sentimentos de insegurança no emprego são mais elevados entre os jovens. 50% da geração Z (entre 18 e 24 anos) afirma não se sentir segura no seu trabalho.
Por diversas razões, muitas pessoas não perseguem seus sonhos. Podem estar acomodadas em suas situações atuais, sentir medo de arriscar, serem responsáveis pelo sustento da família ou simplesmente por falta de conhecimento. No entanto, quando se possui conhecimento, há uma sensação maior de segurança para buscar novos horizontes na vida. Isso permite que a pessoa se sinta mais confiante e demonstre uma comunicação positiva com os outros. Indivíduos que possuem confiança em sua profissão, geralmente são reconhecidos e alcançam uma vida profissional bem-sucedida”, explica Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
À medida que um estudante se especializa, ele abre mais oportunidades para si mesmo. Aproveitar essas oportunidades é um dos fatores que influenciam o caminho rumo ao sucesso, que se desenrola de forma natural. É durante esse período de estudos que os alunos podem entender qual carreira desejam seguir e aprimorar suas habilidades.
Uma recente pesquisa realizada em uma universidade de São Paulo, a Anhembi Morumbi, com mais de 18 mil alunos que estavam finalizando o terceiro ano do ensino médio, constatou que 59% dos estudantes sabiam qual profissão iriam exercer. No entanto, apenas 46% desses estudantes tinham tido algum contato com a escolha. Os cursos profissionalizantes permitem que os alunos descubram suas aptidões em uma área específica, a partir do conhecimento teórico e prático.
É essencial trabalhar para ganhar dinheiro, mas também é importante sentir-se realizado com o que se faz, pois a paixão pode levar uma pessoa a lugares incríveis. Áreas como Tecnologia da Informação (TI), Marketing e Administração estão com alta demanda e oferecem remuneração atrativa. A Administração está sempre entre as profissões mais procuradas e discutidas.
Neste contexto, Delchiaro cita 3 dicas de como é possível ser bem-sucedido nas duas frentes:
1- Acredite em você: o primeiro passo é acreditar em si mesmo e buscar constantemente o aperfeiçoamento no mercado para alcançar o sucesso na carreira, tanto financeiramente quanto em termos de realização pessoal. É possível trabalhar com paixão e ainda assim obter uma boa remuneração. De fato, muitas pessoas milionárias alcançaram seus objetivos porque acreditavam em si mesmas, tinham paixão pelos seus sonhos, eram corajosas e estavam dedicadas a se destacar em suas áreas de atuação para chegar onde estão hoje.
2 - Tenha foco: as pessoas que buscam os seus sonhos estão à frente daquelas que não tentam por medo de fracassar. Fortalecer o seu conhecimento e a sua mente permite que uma pessoa conquiste voos mais altos. Como disse Henry Ford “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.
3 - Mantenha-se antenado: em qualquer área, é possível garantir uma renda satisfatória ou maior, dependendo do cargo ocupado. Quando alguém ama o que faz e contribui constantemente para o sucesso da empresa, as oportunidades de progresso surgem naturalmente, resultando em salários mais altos. Muitas empresas oferecem planos de carreira, bastando ao colaborador querer se dedicar e buscar aprimoramento para alcançar a estabilidade desejada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp