26/03/2024 às 12h05min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h08min

IA e técnica FUE eliminam ‘Cabelo de boneca’ e turbinam mercado de transplantes capilares

Programadas com apps baseados em inteligência artificial cirurgias alcançam aparência mais natural e levam mercado a superar US$ 4,5 bilhões ao ano

Dr. Michael Luiz Carvalho Araújo
@dr.michaelaraujo
Divulgação (Freepik)
O número de transplantes capilares registrou um aumento de 250% no mundo em pouco mais de uma década, saltando da casa dos 279 mil casos em 2010 para o patamar de 703 mil cirurgias em 2021. Na avaliação de especialistas, este crescimento revelado na pesquisa Practice Census 2022, produzida pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, se deve à disseminação da técnica FUE (follicular unit extraction), associada a ferramentas apoiadas por tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA) que permitem diagnósticos precisos, planejamento criterioso e resultados mais próximos ao natural. Em paralelo, o mercado percebe uma diminuição acentuada do preconceito com este procedimento estético muitas vezes apelidado de “cabelo de boneca’ pelas cicatrizes lineares deixadas por técnicas anteriores e a aplicação de ‘tufos’ de cabelos, o que não ocorre nesta metodologia.  
O especialista em transplante capilar Michael Luiz Carvalho Araújo, que já foi responsável por mais de mil cirurgias utilizando a técnica FUE, afirma que além da aparência mais natural, a modalidade também leva vantagem por não deixar cicatrizes lineares, não submeter os pacientes à dor no pós-operatório e permitir um retorno mais rápido às atividades normais. “Utilizamos rotores com punches acoplados que extraem folículo por folículo das chamadas áreas seguras que depois são implantados em uma ordem de separação previamente definida que vai crescendo de forma organizada de um fio até 6 fios. Esta programação garante a aparência natural sem as marcas deixadas pelos procedimentos anteriores, quando eram transplantadas faixas inteiras do couro cabeludo com tufos adicionados de forma aleatória”, explica.
Michael explica que todo o procedimento para o implante por meio da técnica FUE dura em média oito horas e inclui a simulação do resultado final, realizada com apoio de aplicativos de inteligência artificial, análise da área doadora para identificar a quantidade de folículos que ela poderá conceder e uma análise da área receptora para ver o volume necessário para a ocorrência da cobertura satisfatória. “O paciente vai para casa no final do procedimento. Orientamos que no dia seguinte ele permaneça em repouso e três dias depois, se ele não tiver um trabalho de exposição solar e nem esforço físico, ele pode retornar às atividades normais”, diz.
Segundo dados da pesquisa Practice Census 2022, o tamanho total do mercado global para cirurgia de restauração capilar em 2021 foi de US$ 4,5 bilhões. Enquanto isso, a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) estima que mais de 42 milhões de brasileiros são afetados pela alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície.
“À medida que os bons resultados vão ocorrendo, eles vão estimulando novos pacientes e a tendência é de um aumento ainda mais exponencial da procura pelo procedimento nos próximos anos já que a quantidade de profissionais habilitados para a execução da técnica FUE está aumentando, a tecnologia evoluindo e os custos sendo reduzidos. Felizmente o Brasil está na vanguarda deste tipo de implante, com uma regulamentação rigorosa e profissionais de alta capacidade”, conclui.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp