06/04/2023 às 20h44min - Atualizada em 06/04/2023 às 20h44min
São Cristóvão Saúde apoia ação comunitária em parceria com os Rotary Clubes e Secretaria da Saúde
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença viral causada pelo poliovírus, altamente contagiosa, que afeta, principalmente, crianças menores de 5 anos. Pode ser transmitida por contato direto com fezes ou secreções de uma pessoa infectada, pela água ou por alimentos contaminados.
A maioria das pessoas infectadas pelo vírus não apresenta sintomas e se recupera completamente. No entanto, em alguns casos, o vírus ataca o sistema nervoso central e pode causar paralisia permanente em uma ou mais partes do corpo, principalmente nas pernas. A paralisia ocorre porque o vírus destrói as células nervosas que controlam os músculos, e seus sintomas iniciais incluem febre, dor de garganta, dor de cabeça, náusea e vômito. Em casos graves, a paralisia pode ocorrer em questão de horas. Aqueles que sofrem paralisia podem precisar de suporte respiratório e de cuidados de enfermagem prolongados.
A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir a poliomielite e, pensando em uma ação de conscientização, o Grupo São Cristóvão Saúde apoiou uma iniciativa dos Rotarys Clubes do Distrito 4563, reunindo diversos clubes da capital e região da grande São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, para imunizar crianças de até 5 anos, através da Campanha contra a Paralisia Infantil, além da orientação contra a hepatite, do programa "Hepatite Zero", doença que acarreta, aproximadamente, 1,4 milhões de mortes por ano no mundo; segundo dados da Prefeitura de São Paulo.
O evento aconteceu na Avenida Paulista - em frente ao Shopping Center 3, das 9h às 14h, reunindo centenas de pessoas que passaram pelo local. Na oportunidade, o São Cristóvão Saúde realizou mais de 200 atendimentos, através do teste de glicemia e aferição de pressão arterial, incluindo a cessão de uma ambulância UTI do Grupo durante todo o evento. Além disso, houve a caminhada de conscientização, a fim de reforçar a mensagem de compreensão sobre a Paralisia Infantil. A Secretaria da Saúde foi a responsável pela aplicação das vacinas, sendo a única forma de prevenção da doença, conforme esquema de vacinação de rotina e campanha nacional anual.
“É muito importante para nós apoiarmos ações que visam à saúde, bem-estar e qualidade de vida da população. Agradeço aos Rotarys Clubes do Distrito 4563 pela oportunidade de oferecermos nossos serviços assistenciais, de forma gratuita, a favor do público presente nesse evento”, declarou o Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura.