O concurso PMMG está com inscrições abertas. O edital da Polícia Militar de Minas Gerais está ofertando 2.821 vagas para Soldado, cargo de Nível Superior, com remuneração inicial de R$ 4.360,83. O certame está sob responsabilidade do Centro de Recrutamento e Seleção da PM MG, e as inscrições vão até o dia 30 de março, no site da Polícia Militar de Minas Gerais. A taxa é de R$ 101 e as provas estão marcadas para sete de maio.
Segundo o professor e Coordenador de Carreiras Policiais do Gran Cursos, Érico Palazzo, a Polícia Militar de Minas Gerais tem uma característica muito específica, ela tem banca própria, ou seja, é a instituição que formula as questões e organiza o concurso, o Centro de Recrutamento e Seleção.
Serão 2.538 vagas para homens e 283 para mulher, e o edital traz como pré-requisito a exigência de nível superior em qualquer área, idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria B, e altura mínima de 1,60m, para homens e mulheres.
Ainda segundo o expert, a PM MG está no top 5 das polícias militares do Brasil. “É uma das melhores instituições policiais militares do país com boa remuneração, excelente estado, excelente infraestrutura, além da grande confiabilidade da população em relação à instituição. A PM MG também tem grande capilaridade, está presente em todas as cidades, e tem um excelente plano de carreira”, afirmou.
De acordo com o expert, o edital surpreendeu com a retirada de algumas disciplinas, especificamente as matérias de Direito. Segundo o documento, a prova vai contar com 6 disciplinas, sendo 20 questões de língua portuguesa, 5 de literatura, 5 de língua inglesa, 10 de noções de direito e direitos humanos, 10 de raciocínio lógico-matemático, com cada questão valendo 2 pontos. Além da pouca quantidade de disciplinas, o conteúdo programático veio muito enxuto, por isso a tendência é que a banca aprofunde a cobrança com questões mais difíceis.
Para Érico, Língua Portuguesa é a disciplina mais importante da prova, já que será responsável por 40% da nota. Dessa forma, a dica do especialista é que o candidato tenha muito foco nessa matéria. Ainda segundo o professor, o conteúdo programático de literatura o edital já indica os dois livros que os candidatos precisam ler: "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e "Triste Fim de Policarpo Quaresma", do autor Lima Barreto. É necessário que o candidato faça a leitura dessas obras.
A dica do especialista é que o candidato faça todas as questões do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) e bancas similares. “Vai chegar a um momento em que essas questões vão se esgotar, por isso o candidato deve trabalhar também em outras bancas que têm um perfil parecido, como Vunesp e FCC. Isso porque a CRS é uma banca bem voltada para lei, então as questões dessas outras bancas vão no mesmo caminho”.
O Teste de Capacidade Física tem caráter eliminatório e classificatório, com testes de abdominal tipo remador, flexão estática (para mulheres) e dinâmica (para homens) na barra fixa e corrida. Na avaliação, os pontos serão dados de acordo com o tempo e quantidade de movimentos válidos executados.