27/02/2024 às 11h02min - Atualizada em 28/02/2024 às 12h42min

Owens-Illinois explica como a reciclagem de vidro evita o consumo de bebidas alcoólicas falsificadas

A empresa destaca os benefícios do correto descarte do vidro e as suas iniciativas para a coleta e a reciclagem de embalagens de vidro pós-consumo

Owens - Illinois
O-I
A comercialização ilegal de bebidas alcoólicas teve um crescimento expressivo em 2023. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), a falsificação de bebidas alcoólicas aumentou 98% nos primeiros três meses de 2023 em comparação a igual período de 2022. Dentro deste contexto, a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, alerta para a importância do descarte consciente dos recipientes e garrafas de vidro por parte do consumidor e de estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles onde há consumo de bebidas, como bares e restaurantes, para reduzir a falsificação e contribuir com o retorno do vidro à cadeia produtiva transformando-o em nova embalagem.
 

“A bebida falsificada pode acarretar inúmeros males para a saúde da população, danos aos cofres públicos pela falta de arrecadação, além de problemas reputacionais para as marcas. Atualmente, estima-se que uma em cada quatro garrafas de whisky e uma em cada cinco garrafas de vodca são falsificadas, adulteradas ou irregulares. É possível encontrar em marketplaces garrafas vazias de grandes marcas, avaliadas por mais de R 200,00, que quando cheias podem passar de R 1.000,00, estimulando o comércio ilegal de garrafas vazias”, enfatiza Tatiana Durelli, gerente de Marketing da O-I.
 

Do ponto de vista da indústria de fabricantes de embalagens de vidro, uma das formas de mitigar esse cenário é realizar campanhas orientando o consumidor a sempre que possível descartar corretamente as garrafas de vidro pós-consumo em pontos de entrega, voluntários ou coleta seletiva. Descaracterizar a garrafa, seja eliminando tampas, rótulos, riscando ou até mesmo quebrando ou triturando a garrafa é algo desejável, pois inviabiliza o reúso indevido por falsificadores de bebidas. Também é fundamental os comerciantes sempre questionarem ofertas de produtos com preços abaixo do mercado, bem como terem controle e responsabilidade sobre o fluxo do vidro gerado dentro de seus estabelecimentos, eventos ou residências. “Assim, as embalagens de vidro pós-consumo e não retornáveis (one way) poderão ser quebradas e coletadas de forma segura por empresas e/ou projetos que garantam a destinação dos “cacos” a indústrias fabricantes e recicladoras, como a O-I, e possam efetivamente retornar ao mercado de forma lícita”, explica Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.
 

Ou seja, é possível contribuir para a diminuição da falsificação de bebidas, reduzindo os riscos à saúde pública e aumentando os índices de reciclagem de vidro. Além disso, há a ampliação da arrecadação por parte do Estado por meio de venda de produtos originais, que geram empregos e renda para todos os agentes do ciclo de vida de embalagens de vidro.
 

É importante ressaltar que, no Brasil, a reciclagem de vidro pela indústria ainda é um grande desafio, devido, principalmente, à necessidade de separação, processo de coleta, manuseio e transporte, além dos custos logísticos. “Ao dar o correto destino para as embalagens de vidro, esses resíduos deixam de ter como destino os aterros sanitários, sendo os cacos, utilizados como matéria-prima de excelência no processo produtivo de novas embalagens de vidro”, complementa Macário.
 

O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de crédito de carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 mem aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e barrilha.
Como maior recicladora de vidro do Brasil, a O-I lidera iniciativas para fomentar o volume de material reciclado nas diversas regiões e contribuir com a educação e a conscientização de todos. 
 
Algumas iniciativas da O-I que já estão dando bons resultados:

1.Coleta de vidro eficiente e dedicada em grandes geradores
Em parceria com a Heineken e o Grupo Seiva, a O-I realiza, por meio do Programa Volte Sempre, a instalação de máquinas trituradoras de vidros adaptadas às necessidades específicas de bares e restaurantes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Com o projeto, estão sendo instaladas 143 máquinas trituradoras, nas quais o vidro de todos os tipos de garrafas é triturado e escoado para bombonas com capacidade para armazenar até 400 garrafas trituradas. Após esse processo, o material é recolhido de forma segura e limpa, e levado por caminhões até as fábricas da O-I. O plano de expansão prevê a instalação de 763 máquinas até 2025. A estimativa é coletar 115 mil toneladas de vidro, com uma redução de 61.118 toneladas de CO2 lançadas na atmosfera no período de 5 anos.
Informações disponíveis em Programa Volte Sempre

2.Ponto de Entrega Gratificado
A O-I, em parceria com a Coletando, acaba de instalar um ponto de coleta nas proximidades de sua fábrica em Ermelino Matarazzo, em São Paulo. Com isso, a população da região descarta as embalagens de vidro pós-consumo limpas e separadas por tipo, a Coletando paga pelo material e a O-I faz a reciclagem. O cashback é pago pela Coletando de acordo com o peso entregue, conforme informações disponíveis no portal da startup. Quando a pessoa faz o cadastro, vai acumulando saldo em material entregue e recebe um cartão. A partir das próximas entregas, a pessoa recebe o pagamento pelo cartão ou por pix de acordo com o peso do material depositado. Dessa forma, o produto, que antes tinha no lixo, sua colocação final, dependendo apenas de sua decomposição, agora retorna ao ciclo produtivo, se torna uma nova embalagem, sem extrair recursos da natureza.
 
3.Coleta de vidro em pequenas cidades e longa distância
Outra iniciativa da O-I é realizada em conjunto com o Instituto Recicleiros, permitindo que as embalagens de vidro pós-consumo processadas nas 14 unidades de triagem do Programa Recicleiros Cidades, espalhadas nas cinco regiões do Brasil, possam ser recicladas e transformadas em novas embalagens de vidro. Desde o início da parceria, em agosto de 2023, já foram recolhidas e recicladas cerca de 1.000 toneladas de embalagens de vidro pós-consumo.
Informações disponíveis no Instituto Recicleiros.
 
4.Coleta de Vidro em grandes eventos 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, a Startup Grupo Seiva, a ONG Pimp My Carroça e a Cooperativa de Trabalho Rainha da Reciclagem, a O-I realizou duas ações no entorno do Estádio do Morumbi, em São Paulo, em dias de jogos de futebol. Com as iniciativas, foram arrecadadas quase 4 toneladas de embalagens de vidro, que foram trituradas e direcionadas para a fábrica da O-I, em São Paulo, na qual foram recicladas para transformando-se em novas garrafas de vidro para retornar ao mercado.
Informações disponíveis no Grupo Seiva.
 
5.Fomentar e apoiar pequenas cooperativas
A ação mais recente da O-I é a parceria com a Coopernova Cotia Recicla. A empresa está disponibilizando um triciclo para a entidade, que vai auxiliar na coleta das embalagens de vidro nas regiões de Cotia, Granja Viana e Vargem Grande, em São Paulo. O objetivo é estimular a coleta do material e a reciclagem, bem como contribuir para a conscientização da população sobre a importância de dar o destino correto ao vidro, a fim de preservar o meio ambiente.
Informações disponíveis na Coopernova Cotia Recicla.
 
Para quem tiver interesse em vender as embalagens de vidro pós-consumo diretamente para a O-I ou apresentar algum projeto para possível parceria que possa contribuir com a reciclagem de vidro, basta enviar um e-mail para a O-I ([email protected]).
 
 
Sobre a O-I
Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser um dos produtores líderes de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos ebebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US 6,9 bilhões em 2022. Saiba mais sobre nós: O-I / Facebook / Twitter Instagram LinkedIn.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp