26/02/2024 às 11h20min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h03min

Conheça 5 dicas para descarte consciente de resíduos sólidos

A população pode ajudar fazendo a separação correta, seguindo os horários da coleta e tomando outros cuidados

Versa Engenharia Ambiental
https://www.versaeng.com.br/
Versa Engenharia/Divulgação

A correta separação dos materiais orgânicos e recicláveis é fundamental para a destinação dos resíduos sólidos. A população tem um papel importante nesse processo, mas é comum surgirem dúvidas sobre o que fazer para ajudar na coleta. Misturar resíduos, não ter o cuidado de embalar vidro e outros objetos cortantes, por exemplo, além de dificultar a reciclagem, pode causar acidentes. 

Estas importantes medidas contribuem para a eficiência da coleta e para evitar que o lixo seja despejado em locais impróprios, prejudicando o meio ambiente e a saúde pública. Para ajudar nesse processo, a Versa Engenharia Ambiental traz 5 dicas simples que os moradores podem colocar em prática e fazer sua parte para melhorar o serviço.   

  1. Separar adequadamente os materiais 

É essencial separar os resíduos em categorias adequadas, como plástico, papel, metal e vidro. Além disso, é importante seguir as orientações específicas de reciclagem para cada tipo de material, garantindo que estejam limpos e livres de contaminantes.

Antes de descartar os materiais recicláveis, certifique-se de higienizá-los. Isso ajuda a evitar a contaminação de outros materiais e facilita o processo de reciclagem. 

  1. Coloque os resíduos em recipientes adequados

Tenha o cuidado de colocar latas de lixo ou reservar um local para armazenar os sacos de resíduos para a coleta seletiva. Preste atenção se os recipientes estão em fácil acesso e fora do alcance de animais de estimação que podem atacar os trabalhadores do serviço. 

Evite também deixar sacolas no chão da calçada, pois pode acontecer de animais espalharem os materiais pela rua. Além de sujar a via pública, pode causar mau cheiro e atrair mosquitos vetores de doenças. 

Outro cuidado é identificar e diferenciar os recipientes de resíduos orgânicos e recicláveis. Isso evita que a equipe da coleta se confunda. O lixo deve ser colocado para fora das residências de forma visível aos coletores da coleta seletiva. 

  1. Siga o horário e saiba a frequência da coleta

É importante conhecer o horário e a frequência da coleta seletiva na região e ajustar o momento de descarte dos resíduos de acordo. Isso evita que os materiais fiquem acumulados por muito tempo, reduzindo o risco de contaminação e tornando o processo mais eficiente.

Deposite os recipientes para a coleta antes da passagem do caminhão. Essa medida evita atrasos na rota do serviço. Não espere a equipe de coleta passar na sua rua para fazer o descarte. 

  1. Opte por reduzir e reutilizar

Além de separar os resíduos para reciclagem, é fundamental adotar práticas de redução e reutilização. Isso inclui evitar o desperdício, optar por produtos duráveis e reutilizáveis, e buscar alternativas sustentáveis no dia a dia, contribuindo para a diminuição da quantidade de resíduos gerados e o prolongamento da vida útil dos recursos naturais. Opte por produtos com embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente e procure reutilizar itens sempre que possível.

  1. Descarte materiais perigosos de forma segura 

Materiais perigosos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e produtos químicos, devem ser descartados de forma segura e em locais apropriados. Informe-se sobre os pontos de coleta específicos para esses materiais em sua região.

Vidros quebrados ou materiais cortantes devem ser embalados de forma segura e resistente, enrolados em jornal ou em sacos plásticos grossos. Isso ajuda a evitar perfurações ou cortes acidentais durante o transporte.

Se os materiais estiverem embalados em sacos ou caixas, certifique-se de identificar claramente o conteúdo como "vidros quebrados" ou "materiais cortantes" para alertar qualquer pessoa que manuseie os resíduos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp