23/02/2024 às 00h12min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h06min

Novo percurso curto do L'Étape Cunha é anunciado

Ciclistas terão pela frente um trajeto de 59 km com 1.300 metros de altimetria em um percurso mais dinâmico e seguro

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/4343599e97/com-visuais-deslumbrantes-novo-percurso-curto-do-l-etape-cunha-e-anunciado.html
Fernando Genaro

A organização do L'Étape Cunha by Tour de France 2024 revelou o novo percurso curto da competição, oferecendo aos participantes uma experiência desafiadora e renovada. Com a largada e chegada em Cunha, o trajeto de 59 km e 1.300 metros de altimetria promete surpreender os participantes.

A alteração no percurso foi baseada em uma pesquisa com os atletas inscritos, onde a maioria expressou o desejo de enfrentar novos desafios. Segundo Fernando Cheles, Diretor Técnico da prova, a mudança é uma resposta direta aos anseios dos atletas, em busca de um equilíbrio entre desafio e segurança.

Além disso, o novo trajeto, ligeiramente mais longo que o anterior, oferece visuais deslumbrantes das serras da Bocaina, do Mar e da Mantiqueira.

"É uma estrada muito bonita, que vai proporcionar uma pedalada ainda mais especial aos atletas", afirma Cheles.

O antigo percurso curto, realizado nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2023, tinha 54 km e 1.400 metros de altimetria acumulada. A mudança para 2024 visa proporcionar uma experiência mais permissiva, mantendo a exigência técnica, mas com menos trechos de inclinação acentuada, tornando a prova mais acessível aos participantes.

“Esse novo percurso é muito mais permissivo, sem tantos trechos de altíssima inclinação, que exigem mais da parte técnica e dos equipamentos. Ainda é uma prova muito desafiadora, continua tendo muitas subidas acumuladas, porém o nível de exigência técnica, motora e também do equipamento é menor”, completa o Diretor Técnico da prova.

Ciclistas veteranos, como Elisabete Villalobos, que participa do L'Étape há nove anos, compartilham o entusiasmo pelo novo percurso.

"Adorei o novo trajeto, pois o desafio começa com tempo para se aquecer até as subidas íngremes com paisagens arrebatadoras. A chegada na cidade é realmente a 'cereja' do bolo", afirma a ciclista.

A prova em Cunha está confirmada para acontecer de 5 a 7 de abril, e os ciclistas intensificam a preparação para enfrentar as subidas intermitentes e curvas diferenciadas da região. A expectativa é de um aumento no número de inscritos, mantendo o L'Étape Brasil como uma das provas mais importantes do ciclismo amador no país.

Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 59 km e 1.300 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.

As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.

Clique abaixo e assista os melhores momentos da prova em Cunha 2023:



 
O L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Foto: Fernando Genaro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp