22/02/2024 às 15h48min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h06min

“Pequenos Pintores Online” promove imersão no mundo da arte para estudantes do Paraná

Projeto gratuito conta com a doação de acervo de livros e materiais artísticos, além de oficinas de pintura lúdica para crianças de escolas públicas

Da redação
Bruna Campos

Com o intuito de aflorar a criatividade das crianças, o projeto “Pequenos Pintores Online” promoverá, nos dias 27/02 (terça-feira) e 28/02 (quarta-feira), uma imersão no mundo das artes para as crianças das escolas públicas de Arapongas, Astorga, Guaraci, Jaguapitã e Santa Fé, no Paraná. Na ocasião serão entregues cinco estruturas, sendo uma para cada escola pública, com materiais artísticos e livros, inclusive em braille, que vão auxiliar em oficinas de pintura lúdica. Os horários das entregas das estruturas e das oficinas estão listados abaixo.

 

As oficinas serão distribuídas de forma virtual, em vídeos de até 60 minutos, que contam também com intérpretes em Libras, e nelas serão apresentadas histórias de grandes pintores e artistas brasileiros e internacionais como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci, entre outros. Durante a oficina, os alunos poderão criar suas próprias obras de arte com os materiais disponíveis, entre eles, tintas, pincéis, telas e papéis especiais.

 

Ao final das oficinas, os alunos serão orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos para, por fim, poderem expor os trabalhos realizados.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE entre 2014 e 2018, 37% da população de pretos e pardos vivem em cidades sem museus, contra 25% da população branca. Ações como o projeto “Pequenos Pintores Online” ajudam a aumentar o acesso e o interesse da população geral pela arte.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Pequenos Pintores Online” tem a produção da Sancell, apoio da Incentivar, e patrocínio da Jaguafrangos, A gosto, Sublime Sull e Jaguá e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre o Grupo BTZ: Satisfazer pessoas em todo o mundo com qualidade e eficiência é o propósito do Grupo Btz, um complexo empresarial com mais de 30 anos atuando no segmento de alimentos à base de proteína animal e agronegócio. Formado por pessoas comprometidas e engajadas, o Grupo Btz começou com a fundação da empresa Jaguafrangos em 1992, em Jaguapitã (PR), pelos irmãos Sidnei Donizete Bottazzari e Paulo Sérgio Botazzari. A operação, que iniciou com 50 colaboradores e com abate de 1000 aves/dia, hoje é composta por mais de 7 mil pessoas e sua produção ultrapassa a marca de 350 mil toneladas de proteína a cada ano. Com unidades produtivas e filiais nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, o Grupo Btz atua em todo o Brasil e também no exterior, levando seus produtos e marcas a mais de 50 países. Há 30 anos nutrindo a vida e contribuindo com a prosperidade social, o Grupo Btz se pauta em valores como solidez e integridade para crescer e evoluir com seus clientes, parceiros e colaboradores, tornando-se cada vez mais referência em qualidade e segurança alimentar. Para obter informações adicionais, visite o site Link

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Jaguafrangos, A gosto, Sublime Sull e Jaguá. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço: 

“Pequenos Pintores Online” em Arapongas/PR

Datas, horários e locais:

27/02 - 10h00

Instituição: Escola Cívico Disciplinar Dra. Maria Hercilia Horacio Stawinski

Endereço: Rua Formigueiro Estrelado, 141, Cj. Padre Bernardo

 

“Pequenos Pintores Online” em Astorga/PR

Datas, horários e locais:

27/02 - 14h00

Instituição: Escola Municipal Monsenhor Celso

Endereço: Av. Presidente Epitácio, 349.

 

“Pequenos Pintores Online” em Jaguapitã/PR

Datas, horários e locais:

27/02 - 16h00

Instituição: Escola Municipal Newton Guimarães

Endereço: Av. São Paulo, 392 - 480.

 

“Pequenos Pintores Online” em Santa Fé/PR

Datas, horários e locais:

28/02 - 10h00

Instituição: Escola Municipal Jardim Primavera

Endereço: Rua das Hortencias, 326.

 

“Pequenos Pintores Online” em Guaraci/PR

Datas, horários e locais:

28/02 - 14h00

Instituição: Escola Municipal Wilson Jan de Giuli

Endereço: Rua Juiz de paz Antonio Ferreira Sobrinho, 215


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp