22/02/2024 às 16h36min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h04min

IPVA: Gringo desvenda as principais dúvidas dos motoristas

Isenção, data de pagamento, o que fazer em caso de atrasos, Super App ajuda nas questões comuns dos condutores

Michelle Maria Raeder
Divulgação

Enquanto a segunda parcela do IPVA começa a vencer em vários estados brasileiros, outros começam a se preparar para iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Apesar de já fazer parte do dia a dia dos brasileiros, o tributo ainda gera muitas dúvidas entre os motoristas.  

Cumprindo seu objetivo de simplificar o pagamento do IPVA e de outros débitos veiculares, o Gringo, Super App com mais de 12 milhões de clientes, esclarece as principais dúvidas sobre o imposto e traz um guia detalhado sobre o IPVA. 

1. Como o valor do IPVA é calculado? 

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, estabelecido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A alíquota varia de estado para estado.  

Para simplificar a vida do motorista, o Gringo disponibiliza no Super App e no site uma calculadora de IPVA. Com ela, basta inserir o valor venal do veículo (também disponível no Super App), selecionar o estado em que ele está emplacado e pronto. O site gera automaticamente um valor aproximado do IPVA que você deverá pagar em 2024. 

2. Como consultar os prazos de pagamento? 

O prazo para o pagamento do IPVA varia de acordo com cada estado. Enquanto alguns já estão recendo o imposto desde janeiro, outros começam a cobrança agora ou até mesmo nos próximos meses. Consulte aqui o calendário dos estados em que o Gringo atua.  

Para quem quer ter a praticidade de não precisar se preocupar com o calendário, basta baixar o Super App do Gringo e cadastrar a placa do veículo. O Gringo avisa os amigos motoristas sobre a proximidade do pagamento. Além disso, quem optar por parcelar o IPVA no Pix ou no boleto recebem por e-mail e no próprio Super App alertas sobre a proximidade do pagamento, já com o código para pagar o débito.  

3. Meu IPVA está atrasado. E agora? 

Uma dúvida muito recorrente entre os motoristas é com relação ao atraso do pagamento do IPVA. Não pagar o imposto pode gerar dor de cabeça ao motorista, além de multas e juros, o não pagamento impede a emissão do CRLV, o documento do carro. 

Veículos sem a documentação em dia, levam multas e perda de pontos na CNH. Para facilitar a vida de seus clientes, o Super App do Gringo também ajuda na regularização do IPVA facilitando o pagamento no cartão de crédito, Pix ou boleto. Lembrando que no Gringo ainda é possível parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. 

4. Há isenções para o pagamento do IPVA? 

Sim, algumas categorias de veículos podem ser isentas do pagamento do IPVA, como veículos adaptados para portadores de deficiência e veículos de instituições religiosas, por exemplo. Cada estado possui uma regra diferente. Confira aqui algumas orientações sobre as isenções. 

5. É possível pagar o IPVA e o Licenciamento juntos? 

Sim. No Super App do Gringo o motorista que for realizar o pagamento do IPVA já pode adiantar também o Licenciamento, aproveitando as facilidades de pagamento. Dessa forma, o condutor, além de se antecipar consegue emitir o CRLV atualizado no próprio Super App. 

Sobre o Gringo   

O Gringo foi fundado por Rodrigo Colmonero, Juliano Dutra e Caique Carvalho em 2019 com o propósito de simplificar a vida dos mais de 75 milhões de motoristas brasileiros. Por meio do Super App, que possui 15 milhões de clientes, os motoristas encontram um jeito simples, seguro e personalizado de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos, além de contratação de seguro e obtenção de empréstimo. Após receber mais de R$400 milhões em aportes de fundos nacionais e internacionais, a startup opera nos seguintes estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.   

O Gringo é o Super App mais baixado na categoria Auto com nota 4.8 no Google Play e App Store; possui 9.8 e o selo RA1000 do Reclame Aqui; participa do programa Scale-Up Outlier da Endeavor e Google for Startups. É o atual vencedor do prêmio Reclame Aqui na categoria Serviços - Transporte para Condutores.    

 

Atendimento à imprensa: Michelle Raeder - (11) 99943-6311
Bruna Quintanilha - (11) 99110-6820

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp