22/02/2024 às 19h03min - Atualizada em 22/02/2024 às 19h03min

É tempo da Quaresma! Mas o que significa?

Entramos no tempo da Quaresma que é o tempo de recomeço, de volta, de retomada, de reviver a vida batismal. Nós renovaremos as promessas batismais na Vigília da Páscoa e esse ato não pode ser apenas ritual, deve estar inserido em nossa vida e conversão. Este é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados celebrando o sacramento da penitência ou confissão deixando-nos conduzir por novos caminhos em Cristo.
A Quaresma dura 40 dias (excetuados os domingos): começou na quarta-feira de Cinzas e terminará na quinta-feira da Semana Santa excluída a celebração da Ceia do Senhor, quando iniciaremos o tríduo pascal. Ao longo deste tempo, sobretudo, na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus. Entramos no “deserto” com Cristo, como recorda o Papa Francisco em sua mensagem para a quaresma, para fazer o mundo “voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era antes do pecado das origens”.  Estamos refazendo o caminho do Êxodo para que do inverno de nossos pecados passemos para a primavera dos novos tempos.
A Quaresma é um tempo propício para lutarmos contra os nossos defeitos mais arraigados. Podemos aproveitar esta época litúrgica para crescer em conhecimento próprio, fazendo um exame mais aprofundado da nossa vida para descobrir o que nos aproxima ou afasta de Deus. 
Na foto, eu e minha irmã Erika Mota (Presidente da Inteligência Solidária), ao lado do querido Padre Coronel Reni Nogueira dos Santos, na belíssima e santa Paróquia do Bom Jesus do Brás (não deixe de fazer uma visita a essa maravilhosa igreja no bairro do Brás).

por Emerson Mota
Gestor Público
Empresário do Grupo Mota
Fundador da Santa Liga Católica e do Instituto Maria Helena Mota

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp