21/06/2022 às 10h49min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h34min

Autodesk propõe diversão nas férias com Tinkercad

Empresa ensina a garotada a criar objetos em 3D utilizando um aplicativo gratuito

SALA DA NOTÍCIA Marize Vossen

São Paulo, 21 de junho de 2022. Férias chegando e já vem aquela pergunta: o que fazer para entreter a garotada durante o mês de julho? Entre um intervalo de uma brincadeira e outra, que tal uma atividade muito divertida e gratuita? Seja bem-vindo ao mundo do design e conheça o programa Tinkercad da Autodesk, um software de design 3D gratuito, baseado na nuvem da empresa, que roda diretamente nos navegadores de Internet, ajudando seus usuários a ingressar no mundo do design 3D e design eletrônico.  

Tinkercad consiste em um programa de modelagem tridimensional e design eletrônico, muito conhecido por sua simplicidade e facilidade de aprender a usar. O software - com interface simples - baseia-se na construção de um design usando formas da sua biblioteca combinando-as (adicionando ou subtraindo formas) para criar objetos em 3D.  

Simples e intuitivo em seu domínio e com mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo, é usado por professores, crianças e designers para projetar e fazer qualquer coisa, pois permite que mesmo os usuários iniciantes no tema, criem modelos complexos em 3D, combinando objetos simples. E tem mais, suas ferramentas fornecem aos usuários a próxima geração de habilidades fundamentais para inovação: projeto 3D, eletrônica e codificação.  

Conheça abaixo os oitos passos para criar um objeto 3D no Tinkercad preparado por Guillermo Melantoni, Director for Tinkercad and Fusion 360 Education da Autodesk, empresa líder em software de projeto, engenharia e entretenimento 3D. Neste caso, vamos construir uma luminária porta-lápis, com texturas agradáveis que após sua impressão em 3D e ao adicionar uma lâmpada de LED chega-se a um resultado surpreendente.  

1º Passo: 
Acesse o site do programa Tinkercad e cadastre uma conta. Caso o usuário tenha menos de 13 anos, será necessário um responsável maior de idade para criar a conta.  

2º Passo: 
Para começar, basta clicar em “Criar novo design” e arrastar uma caixa para o plano de trabalho. Você vai notar que a figura se encaixa na grade quadriculada.    

 

Os intervalos de encaixe podem ser alterados no canto inferior direito (ajustar grade). Ele é padrão para 1mm, que corresponde ao menor tamanho da grade, mas você pode mudar esse valor quando desejar. Ajustar a grade é uma excelente escolha para garantir maior precisão nas medidas do objeto.  

3º Passo: 
No Tinkercad, todos os comandos de escala e de girar as figuras são semelhantes aos do PowerPoint ou do Google Slides. Então o usuário já sabe o que fazer com a maioria deles, como:  

 Arrastar = escala não uniforme 
Arrastar + Shift = escala uniforme 
Arrastar + Alt = escala não uniforme do centro 
Arrastar + Alt + Shift = escala uniforme do centro   

 


Mover objetos é uma funcionalidade bem simples quanto arrastá-lo. Para movê-lo ao longo de um eixo pressione Shift enquanto arrasta a forma e coloque a figura com um dos cantos em cima de um cruzamento da grade principal.  

 

 


Para garantir maior precisão ao objeto, arraste a Régua, localizada na parte superior do painel formas, para dentro da tela e selecione a caixa. Para a nossa luminária, ajuste a caixa com 60mm de comprimento X 5mm de largura X 80 mm de altura. 

4º Passo: 
Trabalhe com o Geradores de formas especiais para tornar o objeto mais interessante. Selecione a categoria Geradores de forma no painel direito e verifique as que estão em Destaque. Neste exemplo, vamos usar a forma Voronoi.  

 

 

Usando o plano de trabalhoarraste a forma Voronoi para a grade, ficando o objeto contra ela. Alinhe com o lado da Caixa.  Arraste um plano de trabalho (pressione W) e veja como as faces se alinham. Em seguida, libere-o sobre a face da caixa, defina o tamanho (50mm x 50mm x 10mm) e centralize. Selecione a Caixa e a forma Voronoi e clique no comando alinhar. Alguns controles ao redor dos objetos selecionados aparecerão, mantenha a caixa no lugar e mova o Voronoi para o centro da caixa. 


Para refinar o tamanho da forma, use a régua e redefina para 60 mm de altura em vez de 50 mm, por exemplo.  
 

 
 

 

Ao selecionar a forma Voronoi, é possível ajustar os valores expostos. Estes aparecem no Inspetor, ao lado do painel direito. Aumente o número de células e separação de 0,25mm para 0,50mm (a qual terá menos chances de quebrar durante a impressão em 3D).


 


5º Passo:
No Tinkercad é possível combinar formas usando o grupo de comando. Se alguma das formas for um buraco, ela subtrai de qualquer forma sólida.   

No Inspetor, altere as propriedades da forma Voronoi Sólido para Buraco e, em seguida, mova o Voronoi para uma posição em que cruza a Caixa. É permitido também pegar a aderência superior fazendo o Voronoi mais longo para que ele cruze a Caixa. Depois, selecione a Caixa e o Voronoi e clique em grupo. 

 

Arraste um plano de trabalho para qualquer lugar vazio, e a grade voltará ao normal. Isso significa que a mudança acontecerá ao longo da grade original. Na sequência, use a ferramenta duplicar objetos, opção mais poderosa do que copiar/colar. Depois de fazer Ctrl (no Windows) ou Cmd D (em Mac) e fazer qualquer modificação no objeto (mover, girar ou dimensionar), você pode continuar clicando em Ctrl/Cmd D e as próximas duplicações do objeto se repetirão.  

Nesse projeto, vamos duplicar a caixa, girá-la 90 graus e localizá-la ao lado da caixa original, certificando-se de que elas se sobreponham um pouco nos cantos. Não desmarque o objeto ainda e continue clicando em Ctrl/Cmd D para obter em segundos os outros lados da sua luminária.   

 

6º Passo: 
Para editar e inserir textos no objeto, clique duas vezes em uma das faces do Voronoi para poder editá-lo e depois faça esse Voronoi mais baixo, para que seja possível encaixar um texto sobre ele. Na sequência, traga de volta o plano de trabalho para a face que você acabou de editar e arraste um texto do painel de formas. Provavelmente o texto será maior do que o necessário. Pelo Inspetor é possível editar o texto até encaixar no espaço disponível.  

Lembre-se que é necessário agrupar tudo. Clique no texto e defina-o para Hole. Mova o texto para que cruze com a caixa. Ao ver um pouco do texto em ambos os lados da caixa, use o comando grupo.  

 

7º Passo:
Para finalizar vamos adicionar uma base ao modelo. Arraste uma caixa para dentro da cena e dimensione-a para corresponder ao tamanho da abertura.   Agrupe o modelo existente com a base e a luminária está pronta!   

 


 

Caso deseje uma cor diferente ao objeto, clique no modelo criado e vá até o Inspetor, onde poderá selecionar o item Sólido para acessar uma paleta de cores ou escolher uma cor personalizada.


 

 



8º Passo:
Para imprimir o objeto em 3D será necessário um arquivo STL que armazena e traduz facilmente desenhos complexos para software e impressoras. Pelo comando exportação, carregar o arquivo STL para o software da impressora 3D e realize a impressão.

Para Guillermo Melantoni, com o programa Tinkercad ficou muito mais fácil projetar design 3D. “Você pode levar qualquer coisa da sua mente para um projeto em minutos”, conclui o executivo.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp