08/02/2024 às 09h36min - Atualizada em 09/02/2024 às 04h10min

Dicas para montar o seu Currículo Lattes e se destacar na pós-graduação

Saiba tudo sobre a plataforma online que é obrigatória para quem deseja cursar uma pós-graduação, e veja as dicas para elaborar o seu currículo de forma eficiente e atrativa

DezoitoCom
Divulgação

A pós-graduação é uma forma de aprimorar os conhecimentos e as habilidades adquiridos na graduação, além de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e na produção científica, tecnológica e artística. No Brasil, a pós-graduação se divide em dois tipos: stricto sensu lato sensu. O primeiro engloba os cursos de mestrado e doutorado, que visam à formação de pesquisadores e professores universitários. O segundo abrange os cursos de especialização e MBA (Master of Business Administration), que têm como objetivo capacitar profissionais para atuar em áreas específicas.            

 O Currículo Lattes é uma etapa importante para quem deseja entrar nesta parte do universo acadêmico, servindo como uma plataforma online que reúne informações acadêmicas e profissionais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação. Um padrão nacional adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país.


Segundo Luis Henrique Dos Santos, Diretor de Pós-graduação no UNASP, “Para se cadastrar no Currículo Lattes, é preciso acessar o site da plataforma e preencher um formulário com os dados pessoais, a formação acadêmica, a atuação profissional, as áreas de atuação, as produções bibliográficas, técnicas e artísticas, os projetos de pesquisa, as orientações, os prêmios e os idiomas. É importante manter o currículo atualizado e completo, pois ele é a principal fonte de informação sobre o pesquisador”.
 

Algumas dicas de como fazer um bom Currículo Lattes são:

  • Utilizar uma linguagem clara, objetiva e padronizada, evitando erros de ortografia e gramática.
  • É indispensável inserir somente as informações relevantes e verídicas 
  • Seguir as normas da ABNT ou de outras entidades reconhecidas para a citação das referências bibliográficas.
  • Incluir os links ou os identificadores digitais (DOI, ISBN, ISSN, etc.) das publicações, quando disponíveis, para facilitar o acesso e a verificação dos trabalhos.
  • Citar os documentos comprobatórios das informações declaradas, como diplomas, certificados, artigos, etc., e indica onde estão, sempre que possível.
  • Revisar periodicamente o currículo e corrigir eventuais inconsistências ou lacunas.

Ele é uma ferramenta essencial para a divulgação e o reconhecimento do trabalho dos pesquisadores, bem como para a integração e a colaboração entre eles. Por isso, ele deve ser feito com cuidado e responsabilidade, refletindo a qualidade e a relevância da produção científica, tecnológica e artística do país.
 

Um dos cursos de pós-graduação que utiliza o currículo na plataforma Lattes que é gerida pela CAPES, como parte do processo seletivo é o Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). O curso é reconhecido pela CAPES com nota 4, e é destinado a profissionais graduados de todas as áreas que tenham interesse na promoção da saúde, através de intervenções baseadas em evidências científicas.
 

O curso, tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, e é composto por 32 créditos, sendo 26 em disciplinas e 6 na dissertação. As disciplinas se dividem em dois núcleos: um de disciplinas obrigatórias, que abordam os fundamentos da promoção da saúde e da pesquisa, e outro de disciplinas optativas, que são escolhidas pelo aluno em função do seu enfoque de pesquisa. “O curso oferece uma infraestrutura diferenciada para os alunos, com espaço físico exclusivo, que inclui auditório, sala de estudo e sala dos professores. O corpo docente é formado por profissionais de diversas áreas, com experiência em pesquisas e projetos na área de promoção da saúde. Os alunos ainda podem realizar estágio em docência nos cursos de graduação da instituição, ampliando sua formação e experiência profissional”, destaca Fábio Alfieri, Coordenador do Programa de Mestrado em Promoção da saúde do UNASP.
 

O processo seletivo ao mestrado é realizado anualmente, e envolve as seguintes etapas: inscrição, análise do currículo, prova escrita, entrevista e análise do projeto de pesquisa. O edital do processo seletivo é publicado no site do UNASP, e contém as informações sobre os requisitos, as datas, os documentos e os critérios de avaliação.


 Dados da Pós-Graduação do Brasil   

 Nos últimos anos, a procura e a quantidade de alunos em cursos de pós-graduação no Brasil têm crescido significativamente, tanto na rede privada quanto na pública. Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a pós-graduação stricto sensu brasileira cresceu 49,1% na última década, passando de 3.128 programas, em 2011, para 4.662, em 2023. Nesse período, o número de estudantes matriculados nesses programas aumentou de 122.295 para 206.482, sendo que 88% deles estão em instituições públicas. Além disso, a produção intelectual bibliográfica dos programas em 2023 foi de 118.467 publicações, das quais 62.507 foram artigos em periódicos. A pós-graduação lato sensu também apresentou um crescimento expressivo, com 1.142.857 alunos matriculados em cursos de especialização em 2023, sendo que 54% deles eram da área de educação.

Já a pós-graduação lato sensu brasileira também apresentou um aumento expressivo nos últimos quatro anos, indo de 683 mil alunos, em 2016, para quase 1,2 milhão, em 2023. A maior parte desses alunos está em instituições privadas, em que a oferta equivale a 91% do total.  Pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, em 2020, aponta que os principais motivos que levam os profissionais a buscar uma pós-graduação lato sensu são: atualização profissional, aumento salarial, mudança de área de atuação e exigência do mercado de trabalho.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp