30/01/2024 às 10h32min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h03min

“A importância da preparação do síndico para realizar uma boa assembleia e orientações de como fazer”

Assunto é de fundamental importância e reflete diretamente sobre o bem-estar dos condôminos

David Roberto Florim
Freepik
Todo início do ano é marcado por assembleias em condomínios de todo o Brasil. Por lei, os síndicos são obrigados a organizar assembleias ao menos uma vez por ano, para apresentar a prestação de contas e a previsão orçamentária.

- “O problema é que muitos síndicos não tem o devido cuidado na hora de apresentar os números. Quando os condôminos não compreendem os porquês do aumento na taxa do condomínio ou de alguma despesas, se sentem enganados, e, como consequência, os mesmos costumam se voltar contra o síndico”, explicou o advogado condominial Luiz Fernando Maldonado.

Segundo o advogado, fatos assim são corriqueiros e revelam uma falta de preparo dos síndicos para as assembleias. Até mesmo a Polícia Militar costuma ser chamada em algumas assembleias, dada a animosidade formada pelos condôminos diante de informações apresentadas.

- “Eu já vi de tudo. Já vi boletins de ocorrência serem lavrados em função de desinteligências que poderiam ser evitadas, caso o síndico se atentasse a algumas regras e os moradores também contribuíssem tirando suas dúvidas antes ”, explicou o profissional.

O ideal, segundo ele, é que o síndico apresente a prestação de contas em uma planilha, e em outra explique a previsão orçamentária, além de cada custo do condomínio, se possível, disponibilizando elas antes mesmo da assembleia, para que os condôminos tenham tempo de verificar e tirar suas dúvidas. Quando o condômino tem entendimento sobre o que é apresentado as chances de irritação diminuem.

- “O síndico despreparado é sempre refém da situação. Por isso, ele deve estar preparado e/ou amparado por quem entende de assembleias. Afinal, os olhos dos condôminos estão totalmente voltados para ele”, finalizou o advogado condominial, Luiz Fernando Maldonado.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp