29/01/2024 às 16h44min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h11min

6 tendências de tecnologia para ficar de olho em 2024

Entre os destaques, estão resiliência cibernética, computação quântica, além das evoluções em inteligência artificial e realidade aumentada

Isabela Kalil de Lima
Divulgação

O mercado tecnológico está em constante evolução e com a chegada de 2024 uma série de tendências são apontadas para revolucionar processos e redefinir experiências. A sustentabilidade e a implementação e expansão do 5G e da Inteligência Artificial (IA) devem ditar o jogo e ser tópicos chaves para os demais avanços.

De acordo com Bruno Yoshinori, Gerente de Projetos da SIS Innov & Tech, consultoria em inovação, transformação digital e Tech. Hunting, “com agilidade e latência reduzida, o 5G permitirá o funcionamento contínuo de aplicações em tempo real, como dispositivos de realidade virtual, aumentada e Internet das Coisas (IoT)”.

“Essa mudança também abrirá caminho para uma telemedicina melhorada, cidades inteligentes e veículos autónomos, impulsionando a inovação e o crescimento econômico”, diz o especialista. A seguir, Yoshinori lista as principais tendências para o mercado de tecnologia no próximo ano.

Evolução da Inteligência Artificial

O mundo pode se preparar para lidar com IAs ainda mais sofisticadas. Os algoritmos de aprendizado de máquina vão se tornar mais precisos e eficientes, permitindo que as empresas aproveitem insights baseados em dados para uma melhor tomada de decisões. O processamento de linguagem natural vai permitir interações mais humanas com chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA, enriquecendo ainda mais as experiências do cliente.

Com soluções de código aberto e custos e complexidade de sistemas mais baixos, a democratização da IA será cada vez mais rápida e útil. O gerenciamento de estoque de uma fábrica, por exemplo,  pode ser automatizado por meio dos recursos de reconhecimento de imagem da IA . “Esses sistemas podem permitir a manutenção preditiva, minimizar o desperdício e melhorar a segurança dos funcionários”, afirma o Gerente.

Usar IA para diagnóstico na área da saúde é outra tendência. A medicina está se unindo, cada vez mais, com startups da indústria de tecnologia para dedicar recursos para detectar doenças em fase precoce do desenvolvimento, por exemplo.

Resiliência cibernética

Com a expectativa de que os ataques cibernéticos alimentados por IA representem uma ameaça crescente em 2024, esse é, mais do que nunca, um tema a ser abordado em todos os níveis de uma organização. De acordo com o especialista da SIS Innov & Tech, todos precisam ser educados sobre a importância das habilidades de segurança – desde a detecção de ataques de phishing (crimes cibernéticos no qual pessoas tentam tirar proveito de outras pessoas na internet) e ransomware (software de extorsão que bloqueia o computador e pode exigir um resgate para desbloqueá-lo) até o uso seguro de senhas. É essencial realizar auditorias regulares de cada equipamento da empresa.

Computação quântica

Conforme os volumes de dados crescem, aumenta também a necessidade de extrair insights de forma ágil. Na área da saúde, por exemplo, a computação quântica pode ser valiosa na simulação de processos químicos, na otimização de projetos farmacêuticos e no avanço do desenvolvimento de tratamento médico personalizado por meio da genômica. Já no setor financeiro, pode reduzir drasticamente os riscos de mercado, melhorar a detecção de fraudes e acelerar a integração dos clientes.

Os veículos autônomos também explicam a tendência. Leva, em média, 10 horas para carregar totalmente um carro elétrico em casa. Com a tecnologia quântica, esse tempo poderia ser reduzido para apenas três minutos em casa e alguns segundos em estações de carregamento de alta velocidade.

Dispositivos vestíveis

O mercado de wearables continua em crescimento. No próximo ano, será possível ver uma variedade de recursos muito além das funções básicas e do entretenimento. “É o caso de anéis inteligentes, por exemplo, que permitem que os usuários façam pagamentos, destranquem portas e compartilhem informações”, diz o especialista

Realidade aumentada

A promessa para a realidade aumentada é que ela vá, ainda mais, além do entretenimento. Está sendo usada para treinar cirurgiões novos e existentes e pode ser útil para ajudar a compreender as complexidades de cirurgias inovadoras que talvez não tenham sido aprendidas na faculdade ou em cargos anteriores.

Internet da coisas (IoT)

Empresas em todo o mundo aproveitaram os benefícios da IoT nos últimos anos e os consumidores estão se acostumando com uma variedade maior de wearables (ou dispositivos tecnológicos para vestir) e produtos conectados. Esta é uma tendência que não será deixada de lado, uma vez que a integração do físico com o digital continua em alta.

Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Mais informações em: sis-it.com


Informações para a imprensa

Isabela Kalil - [email protected]

Bruna Pereira - [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp