29/01/2024 às 13h17min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h08min

Xepa da vida real: 4 ensinamentos do BBB 24 sobre economia

Especialista em finanças dá dicas inspiradas no programa para gastar pouco na hora de ir ao mercado

Daniela Albuquerque
freepik

Para sobreviver a cada semana no Big Brother Brasil, os confinados enfrentam alguns desafios. Um deles é a divisão da casa entre VIP e Xepa. Enquanto no lado VIP um pequeno grupo escolhido pelo líder tem regalias e vários tipos de alimentos, na xepa, os outros participantes ficam restritos a uma determinada quantia e qualidade de comida. A compra dos itens é feita com as “estalecas”, moeda do programa, que os participantes conseguem ao ganhar provas, mas também podem perdê-las rapidamente, precisando economizar nas próximas compras. Infelizmente, não é apenas no BBB que as pessoas precisam fazer muito com pouco para economizar. 

“Mesmo com o aumento do salário mínimo, é essencial ficar atento à alta  no preço dos alimentos. Tudo isso impacta na vida financeira do brasileiro, que precisa saber como utilizar o dinheiro para economizar da melhor maneira possível”, aponta Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

Para economizar na hora de ir às compras, a especialista separou algumas dicas inspiradas no reality.

1- Faça uma lista

Na casa mais vigiada do Brasil, os confinados não têm a opção de escrever o que a xepa precisa, mas na vida real esse controle é importante, pois a lista nos mantém focados no que é realmente necessário. “Antes de fazer a lista, é preciso verificar o que se tem nos armários e geladeira, para não comprar coisas repetidas. Se atenha ao que é realmente necessário e separe os produtos por categorias, como alimentos e produtos de limpeza e higiene. Além de facilitar a busca no mercado, ajuda a manter o foco para evitar a compra de itens supérfluos”, sugere Thaíne.

 2- Substitua alimentos

Os participantes do BBB também sentem a alta do preço dos alimentos e, a cada semana de compras, precisam priorizar os itens que estão mais em conta. Aqui fora, com a inflação, não é diferente. Muitos produtos aumentaram, como a carne bovina, e deixaram de fazer parte das refeições. Nesse cenário, a substituição de alimentos é uma forma de economizar. No caso da carne bovina, as melhores alternativas são frango e ovo, que, mesmo com a alta dos preços, continuam sendo opções mais acessíveis.

3- Aproveite promoções

No Big Brother, os jogadores planejam comprar alguns alimentos, porém, quando chegam no mercado, veem que outros produtos estão mais em conta e acabam fazendo mudanças. Isso serve para a vida real também. “Pesquise preços e qual local é mais barato. Se a maioria dos produtos com custo baixo é de um único lugar, faça as compras neste estabelecimento, assim você economiza com transporte também. Mas fique atento para não comprar produtos por impulso só porque estão mais baratos que o habitual”, orienta a executiva.

4- Opte por produtos que todos gostam

Alguns participantes do programa deixam claro do que gostam e do que não gostam, mas no geral todos cedem por itens que a maioria tenha preferência. Em família, também devemos conhecer as preferências de cada um, dentro das opções existentes, e optar por itens que agradem a mais pessoas e tenham melhor custo. Às vezes, comprar algo só porque uma única pessoa gosta não é vantajoso e faz com que tenhamos que comprar um número maior de mercadorias, implicando em maior gasto.

“Esses são alguns cuidados simples na hora de ir às compras e que fazem diferença no valor total gasto. Por último, devemos lembrar que atacados e feiras são boas opções, pois normalmente têm preços mais acessíveis, além das promoções. Essa opção os confinados do BBB não têm, mas nós, na vida real, devemos aproveitar”, finaliza Thaíne.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp