29/01/2024 às 13h30min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h08min

Hamsa e Matera se unem para revolucionar o mercado bancário e impulsionar o futuro das transações DREX

Parceria une a expertise da Hamsa em tokenização de dados e da Matera em produtos de tecnologia para o mercado financeiro, oferecendo uma abordagem eficiente para transações financeiras e em conformidade com regulamentações locais

Pâmella Cavalcanti
Freepik

Hamsa, líder global em tokenização de dados, com US$ 3,2 bilhões em ativos do mundo real tokenizados e Matera, empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros, anunciam parceria para explorar soluções conjuntas que viabilizem transações e o ecossistema de tecnologia DREX. Com essa nova tecnologia, o conceito de "moeda programável" pode gerar novas oportunidades e rotinas operacionais nas instituições já existentes e abrir novas ofertas de produtos e serviços. O objetivo é que, a partir da expertise de ambas as empresas, novas soluções de interoperabilidade e produtos possam ser exploradas.

Com o Pix já estabelecido como um dos principais meios de transações financeiras no Brasil, a parceria entre Hamsa e Matera impulsiona ainda mais a revolução financeira digital que pode possibilitar a integração com operações  oriundas da rede DREX. A expectativa é evoluir a relação entre o mundo atual e as futuras movimentações com o DREX, gerando sinergia entre os sistemas e valor para os clientes.

O lançamento dessa parceria une a plataforma Hamsa DREX Connect, aprimorada por meio da participação oficial da Hamsa no programa piloto do real digital, com o conhecimento de Pix da Matera na oferta de produtos e serviços para o mercado financeiro. A parceria permite que as instituições do setor possam se preparar para o DREX a partir do acesso facilitado à plataforma. Complementar ao Pix, o DREX automatiza a liquidação de ativos e passivos tokenizados, desbloqueando o poder dos ativos digitais e colocando o Brasil na vanguarda da iminente economia digital.

"Ao combinar nossa experiência com a expertise da Matera, estabeleceremos um novo padrão de excelência no setor bancário. Essa parceria, sem dúvida, gerará resultados significativos para o setor financeiro no Brasil", afirma Henrique Teixeira, Diretor Geral da Hamsa para a América Latina.

As instituições financeiras passam a contar com dois pioneiros para soluções de ponta. A Hamsa é amplamente reconhecida por sua plataforma global de CBDC (Central Bank Digital Currency), habilidade única de tokenizar ativos do mundo real e sua abordagem inovadora para automatizar a reconciliação e liquidação de legados por meio de contratos inteligentes. E a Matera, que há mais de 30 anos inova criando soluções e produtos para empresas de diversos segmentos que desejam oferecer serviços financeiros completos, impulsionando instituições a crescerem ainda mais rapidamente e transformando modelos de negócios.

Carlos Netto, CEO e Co-fundador da Matera, destaca a importância estratégica da parceria com a Hamsa, considerando o cenário atual e as perspectivas de evolução do setor. "O Brasil está estabelecendo o padrão global para a revolução financeira digital. Primeiro, com o Pix e, em breve, com o DREX. À medida que o uso de dinheiro em espécie diminui em todo o mundo, a demanda por criptomoedas e ativos digitais continua a aumentar. Estamos satisfeitos em trazer uma solução conjunta de ponta para o mercado, transacionar com o DREX e integrar essa capacidade diretamente às plataformas bancárias.

A colaboração entre Hamsa e Matera continuará a transformar o mercado de serviços financeiros no Brasil. Com o sucesso do Pix e a introdução do DREX, essa parceria está alinhada às expectativas inovadoras do mercado.

Sobre a Hamsa 

A Hamsa estabelece o padrão global para a tokenização de dados ricos de ativos do mundo real, com mais de US$3,2 bilhões tokenizados em todo o mundo. Trabalhando com grandes bancos S1 e S2 do Brasil, o Banco Central brasileiro e servindo algumas das maiores instituições financeiras do mundo, a Hamsa fornece infraestrutura líder de mercado, digitalizando e automatizando operações bancárias, transformando a forma como o dinheiro, dados e ativos fluem ao redor do mundo. Com uma presença global sem igual e tecnologia única de tokenização de dados ricos. Importante destacar que a Hamsa Brasil faz parte da Rede Global de Ativos Digitais da Hamsa, que abrange os Estados Unidos e a Ásia, proporcionando às maiores instituições financeiras do mundo soluções de tecnologia de ledger digital (DLT) altamente interoperáveis, privadas, seguras e escaláveis. 

A Hamsa tem sede em San Francisco, Califórnia, e também possui escritórios em São Paulo e Hong Kong. A Hamsa conta com o apoio de investidores de alto nível do Vale do Silício e da América Latina. Para saber mais, acesse o site.

Sobre a Matera 

Matera é uma empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros. Além dos bancos tradicionais, digitais e fintechs, possui clientes em diversos segmentos, tais como Distribuição, Varejo, Consumo, Educação, Telecom, Transportes, entre outros. A Matera também é conhecida por apoiar todo o ecossistema financeiro, colaborando com o surgimento de novas fintechs que ampliam o fluxo de receita de seus clientes. Com operações tanto no Brasil quanto nos EUA, a empresa tem mais de 1.000 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse o site.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp