29/01/2024 às 17h00min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h00min

Urgências urológicas: quando procurar o PS

O Dr. Rodrigo W. Andrade, urologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), aborda algumas enfermidades urológicas em que o paciente deve ser atendido no pronto-socorro.

Renata Sbrissa
@hospital_albertsabin
Divulgação

As urgências urológicas são ocorrências que exigem atendimento médico de emergência, pois, demandam diagnósticos rápidos e tratamentos imediatos a fim de evitar complicações.

As infecções urinárias mais comuns são:

  • Cistite: acomete somente o trato urinário inferior, como, por exemplo, a bexiga. Seus sintomas clínicos são leves, geralmente ardência ao urinar, pouco volume, presença de sangue e vontade constante de ir ao banheiro;
  • Pielonefrite: consiste em uma infecção do rim e, geralmente, causa sintomas mais graves, com febre, mal-estar, prostração e dor. A causa, muitas vezes, é bacteriana e pode começar com uma simples cistite.

“Nos dois casos, a rápida intervenção de um especialista, com o auxílio de exames laboratoriais, é de extrema importância, uma vez que tais infecções podem se tornar mais graves rapidamente.”, explica o Dr. Rodrigo Wilson Andrade, urologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Em se tratando da pielonefrite, por ser uma infecção de maior porte, em pacientes mais sensíveis, como os diabéticos, imunodeprimidos e idosos, corre-se o risco da evolução para um quadro de infecção generalizada e da geração de sequelas. “Por esse e outros motivos a urgência no tratamento se faz extremamente necessária”, adverte o médico do HAS.

Em pacientes jovens e sem comorbidades, o tratamento é ambulatorial e o especialista receita antibióticos para serem ministrados em casa. Contudo, nos mais idosos e/ou com a saúde debilitada, o ideal é a internação para a aplicação de antibióticos endovenosos e a realização de exames de imagem e coleta de material para cultura. Também é importante a avaliação das condições de hidratação e nutrição do paciente.

Quanto à prevenção, fatores como boa alimentação, correta hidratação, qualidade de sono e atividades físicas devem ser levados a sério. “A prevenção da cistite, que é a infecção urinária mais comum, serve como a principal forma de prevenir uma pielonefrite, modo mais grave da doença”, diz o Dr. Andrade.  

Outro fator importante de prevenção é as mulheres estarem sempre em dia com suas consultas e exames ginecológicos, uma vez que esse tipo de infecção atinge, em sua grande maioria, as pacientes desse sexo.

“No mais, apesar de pouco discutido, as bactérias que causam as infecções urinárias são as mesmas presentes no intestino. Portanto, manter o ritmo intestinal regular é fundamental. Mulheres constipadas ou com muita diarreia, por exemplo, estão mais sujeitas a tais infecções”, finaliza o urologista.

 

HOSPITAL ALBERT SABIN:

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional há mais de  50 anos, o Hospital Albert Sabin (HAS), está revitalizado, modernizado e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região. 

Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos. 

Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas.

O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular. 

O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância. 

O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.  

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI   

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Serviço 

Site: http://www.hasabin.com.br  

IG: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/   

In: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/  

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa  

 

Endereço:

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP 

Central de atendimento: 

(11) 3838 4655 

Convênios atendidos 

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp