24/01/2024 às 16h31min - Atualizada em 27/01/2024 às 00h11min

Metade dos candidatos a vagas no Brasil já usaram a IA generativa para criar um CV

Nova pesquisa do Canva mostra como CVs visualmente atraentes e portfólios criativos ajudam quem está à procura de emprego a se destacar na multidão

Julia Ferreira
Canva/ Divulgação

Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, divulgou hoje uma pesquisa com 10.000 gestores de contratação e candidatos a vagas sobre a experiência deles ao usar o design visual e a IA para conseguir o emprego dos sonhos. O Canva contratou a empresa de pesquisa Sago para fazer uma pesquisa com 5.000 gestores de contratação e 5.000 candidatos a vagas no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Índia, na Alemanha, na Espanha, na França e no México, com o objetivo de entender como a triagem de candidatos evoluiu ao longo do tempo e por que é essencial que os candidatos atualizem os seus CVs e adotem portfólios digitais para se destacarem na multidão.

 

Entre os principais resultados para o Brasil, estão:

 

• A IA generativa ajuda os candidatos a vagas a criarem os seus currículos de maneira eficiente e criativa. Metade dos candidatos a emprego brasileiros já usaram a IA generativa para criar os seus currículos. 92% dizem que há probabilidade de usarem novamente a IA generativa para criarem ou atualizarem um CV, já que a tecnologia tornou mais fácil a criação do seu currículo (85%), economizou tempo (84%) e até mesmo os fez se sentirem mais criativos (77%).

 

• O layout dos CVs é importante para os gestores de contratação. Pouco mais de um terço (38%) dos gestores de contratação brasileiros gastam até três minutos lendo um currículo antes de determinar se o candidato é adequado para a função.

 

• Os gestores de contratação e os candidatos a emprego brasileiros poderiam estar mais satisfeitos com a aparência dos currículos que enviam e recebem. Menos da metade (48%) dos gestores de contratação dizem estar muito satisfeitos com a aparência dos CVs que analisaram em 2023. Enquanto isso, apenas metade (52%) dos candidatos a vagas dizem estar muito satisfeitos com a aparência do próprio currículo.

 

• Mais recursos visuais e menos texto. Os gestores de contratação do Brasil buscam currículos interativos e visuais e consideram os CVs somente em texto algo do passado. 81% dos gestores de contratação acreditam que os CVs em texto devem se tornar obsoletos nos próximos cinco anos. Aproximadamente um terço (31%) dos candidatos a emprego brasileiros reconhecem que o seu CV é baseado totalmente em texto e 85% afirmam que teriam um currículo pelo menos um pouco baseado em recursos visuais se tivessem o tempo e os recursos necessários.

 

• A marca de uma empresa influencia o interesse do candidato por uma vaga. 88% dos candidatos a vagas no Brasil acreditam que a marca de uma empresa – mostrada a partir do seu estilo, design, imagens, cores e linguagem – tem influência na atração dos talentos certos. Em geral, 92% dos gestores de contratação brasileiros afirmam que a marca digital de um candidato é importante no processo de contratação – e 94% dos candidatos a emprego brasileiros concordam.

 

• Portfólios digitais são um elemento diferenciador nos processos seletivos. Embora apenas 39% dos candidatos a vagas no Brasil incluam os seus portfólios digitais nas suas candidaturas, 36% dos gestores de contratação os consideram muito importantes num processo seletivo.

.

"O meu conselho principal para você que busca emprego é priorizar a personalização e ajustar a sua marca visual ao seu setor ou à sua função. Isso, quando feito da maneira certa, cria uma conexão imediata com quem recebe a sua candidatura. Quer seja um toque de cor, usando o layout para destacar as suas habilidades únicas, ou o tom de voz do texto, dedicar um tempo extra para criar materiais que mostrem quem você é pode ter um retorno incrível em termos de taxa de resposta e, finalmente, na conquista da melhor vaga”, diz Amy Schultz, chefe global de aquisição de talentos do Canva.

 

Metodologia

O Canva contratou a empresa de pesquisa Sago para fazer uma pesquisa com 5.000 gestores de contratação e 5.000 candidatos a vagas no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Índia, na Alemanha, na Espanha, na França e no México.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp