19/09/2024 às 11h29min - Atualizada em 20/09/2024 às 00h24min

Mendel é primeira escola de grande porte da América Latina a conquistar a Certificação Lixo Zero

Em três anos, o colégio implementou uma verdadeira transformação sustentável, atingindo alunos, colaboradores e toda a comunidade escolar

GABRIELA DOBNER
Divulgação / SAEA

O Colégio Agostiniano Mendel acaba de alcançar um marco histórico em sua trajetória educacional: a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, entidade que representa o ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

O Mendel é a primeira escola de grande porte da América Latina a conquistar a Certificação Lixo Zero. Na prática, essa certificação significa que mais de 90% dos resíduos gerados pela escola são desviados de aterros sanitários, sendo destinados à reciclagem ou compostagem. No primeiro semestre de 2024, de 104 toneladas de resíduos gerados, apenas 10% foram encaminhados para aterro. 

“Este reconhecimento reflete o compromisso do Mendel com a sustentabilidade e mostra que é possível implementar políticas socioambientais, mesmo em instituições de grande porte como a nossa, que movimentam mais de 5.500 pessoas todos os dias”, destaca a professora Simone Bacic, uma das coordenadoras do Projeto Lixo Zero, ao lado da professora Luciana Barão Acuña e do professor Douglas Rene. “Nossa jornada teve início em 2021 e envolveu a participação ativa de toda a comunidade escolar: professores, colaboradores, alunos e famílias. Todos nós temos participação nessa conquista”, afirma. 

Ao longo de três anos, o colégio implementou uma série de iniciativas voltadas para a redução de geração de resíduos e conscientização. Entre as principais ações, estão a promoção do uso de canecas e garrafas retornáveis, a substituição de copos e talheres descartáveis por itens retornáveis ou compostáveis no restaurante do colégio, a instalação de composteiras para os resíduos orgânicos e um amplo programas de treinamento. Ações voltadas para a sensibilização de alunos, familiares e colaboradores, e para a comunidade do entorno do colégio, também fazem parte das boas práticas desenvolvidas no Mendel.

“Um dos maiores desafios enfrentados foi encontrar fornecedores e parceiros para o descarte de resíduos recicláveis ou compostáveis”, explica o professor Douglas. “Após muita pesquisa, o colégio estabeleceu parcerias sólidas, que garantem o correto encaminhamento desses materiais. Tudo é monitorado, checado e auditado”, diz o educador.

A escola também revisou sua política de compras, adotando um Manual de Compras Ambientalmente Preferíveis e incentivando a reutilização de materiais sempre que possível. Além disso, o Mendel aderiu a programas de logística reversa para resíduos que necessitam de tratamento diferenciado, como cápsulas de café, materiais de escrita, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e esponjas de louça.

Nas salas de aula, um amplo trabalho pedagógico é desenvolvido com os alunos. Hoje o colégio conta com aulas de Sustentabilidade desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, como o componente curricular EFES (Educação Financeira, Empreendedorismo e Sustentabilidade) e a eletiva de Sustentabilidade. No Ensino Fundamental Anos Finais, dentre várias ações, os alunos participam do Grupo Socioambiental, que ajuda a disseminar os conceitos Lixo Zero entre os colegas, promove ações de engajamento e realiza visitas a cooperativas.

“Implementamos uma verdadeira transformação sustentável, mas o desafio não se encerra na certificação. Agora, temos o dever de zelar pela manutenção desse percentual de mais de 90% de desvio de aterro. Só conseguiremos manter esse patamar investindo cada vez mais em conscientização, não só para nossos alunos, mas também para suas famílias”, explica Luciana. “É um trabalho árduo, porém muito gratificante, pois sabemos que estamos educando cidadãos para um mundo melhor. Com engajamento, parcerias e inovação, é possível transformar a cultura de uma comunidade e contribuir para um futuro mais sustentável”, finaliza.


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GABRIELA DE PAULA DOBNER
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