24/01/2024 às 17h01min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h09min

Exposição e lançamento de livro marcam projeto “São Paulo 470 Anos”

Iniciativa do Instituto Pró-Vítima e da Galeria VerArte conta com 47 obras de 16 artistas visuais que tiveram os bairros da maior cidade da América Latina como inspiração; agenda cultural também abarca lançamento de obra que eterniza a história da capital

Simone Leone
Instituto Pró-Vítima
Em comemoração ao aniversário da maior cidade da América Latina, o Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) e a Galeria VerArte inauguraram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto “São Paulo 470 Anos”. Abrigada no Hall Monumental, a mostra tem entrada franca.

A agenda cultural elaborada pelas entidades para celebrar a emancipação político-administrativa do município também contará com o lançamento de um livro sobre a história da metrópole paulista.

Com curadoria de Vera Simões, a exposição abarca 47 obras de 16 artistas. Cada um representa um bairro de São Paulo em sua peça. Em cada criação, se observa traços da construção social de uma determinada região da capital, como Ipiranga, Ibirapuera, Vila Madalena, Moóca, Liberdade e Interlagos, só para citar algumas regiões. A visitação pode ser conferida, de graça, até 30/1 (terça-feira), das 10h às 17h.

O espaço para a exposição foi cedido pela Alesp por meio de articulação do Pró-Vítima e da Galeria Verarte com a deputada estadual Beth Sahão (PT).

Para a presidente do Pró-Vítima, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, a mostra no Hall Monumental sobre o aniversário de 470 anos de São Paulo oferece uma experiência visual única. Os trabalhos são assinados por pintores e escultores. Há, ainda, obras elaboradas em bordado e em cerâmica:

“O objetivo do projeto é homenagear São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo e um lugar que inspira arte e cultura. Afinal, São Paulo não significa só trabalho, pujança, desenvolvimento. Idealizada por Vera Simões, a mostra retrata a formação de bairros emblemáticos de nossa metrópole”, complementa Celeste.

Livro

No Hall Monumental da Alesp, é possível conferir a exposição de forma física. Contudo, imagens da mostra também estarão no livro “São Paulo 470 Anos”. Também organizada por Vera Simões, a obra tem prólogo assinado por Celeste.

Publicado pela Editora VerArte, o título de 46 páginas contará com mais de 60 imagens.

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (25/1), às 16h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073 - Jardim Bela Vista, São Paulo). As edições físicas são limitadas. Em fevereiro, a versão digital (e-book) da obra será comercializada pelo site da Galeria VerArte. Outras informações no site www.galeriaverarte.com.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp