25/01/2024 às 15h15min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h06min

Sistema de gestão para produção leiteira fomenta o conceito de 'fazenda do futuro'

Em conjunto com o robô de ordenha Lely Astronaut, Horizon auxilia no aumento da produtividade e na sanidade animal por meio de dados diários

João Vitor Casagrandi
Lely

O uso da tecnologia tem se mostrado como um dos diferenciais decisivos para que fazendas produtoras de leite permaneçam no mercado. A implementação de sistemas de gestão, como o Horizon, tem contribuído para o aprimoramento do manejo das propriedades, para a saúde animal, aumento da produção e sua qualidade, entre muitos outros benefícios. O setor está em constante evolução e é preciso estar “munido” para esse cenário. 

O Horizon, desenvolvido pela Lely, empresa multinacional referência em automação para fazendas de leite, é uma ferramenta digital de gestão voltada exclusivamente para a produção, que proporciona um universo amplo de dados da atividade como um todo, em especial dos animais, antecipando informações de saúde, produção, reprodução, facilitando a tomada de decisão com maior precisão e oferecendo mais segurança ao produtor e, consequentemente, aos laticínios e ao consumidor final. 

A plataforma digital funciona em conjunto com os equipamentos de automação da Lely na fazenda, em especial com o robô de ordenha Lely Astronaut o sistema é responsável por concentrar e armazenar todas as informações captadas pelo robô e gerar, diariamente, dados por animal, relatórios, comparativos e avisos caso haja alguma alteração. 

“Me refiro ao Horizon como a principal ferramenta de mudança nesse processo de automatização da atividade, colaborando para o conceito de ‘fazenda do futuro’. A tecnologia é um dos fatores que impulsiona a melhoria contínua de produtividade, qualidade e da eficiência na pecuária leiteira”, destaca o sócio-proprietário e gerente comercial do Lely Center CBM em Francisco Beltrão (PR), Marcos Borba. 

“A Lely está na vanguarda das tecnologias e creio que entendeu muito bem as necessidades dos produtores no que diz respeito ao processo de gestão das informações. Certamente é uma ferramenta que cria uma tendência e ao mesmo tempo supre uma necessidade das fazendas brasileiras. Acredito que o Horizon unificado com todos os equipamentos Lely é o divisor das fazendas do futuro”, compartilha Borba. 

E também acreditando na necessidade cada vez maior da implantação de sistemas automatizados nas produções, Alexandre Rigon, produtor em São José do Cedro (SC), utiliza o Horizon há três anos na fazenda administrada por ele, sua mãe e seu pai. 

“O Horizon é um intermediador entre as vacas, o produtor e o robô. Falando do sistema em si, o que ele mais traz de benefício é a melhora da produção diária, a maior sanidade animal, principalmente a prevenção de casos de mastite, além dos diversos relatórios diários gerados, que oferecem informações essenciais para controle de produção e gestão como um todo”, explica. 

Outro benefício citado pelo produtor é em relação a forma de como as informações são apresentadas. Nesta função, por exemplo, o produtor pode planejar as tarefas, como secar uma vaca, e o operador recebe a tarefa em seu celular, executa e registra. “Você alcança um padrão melhor de gestão e execução das tarefas rotineiras, que são muitas, não passando nada desapercebido e com um fácil planejamento e registro da execução”. 

Em um dos relatórios gerados, no ápice de produção, mostra que foram produzidos 3.304kg de leite com o robô de ordenha. A média diária de produção dos últimos 30 dias foi de 2.900kg, sendo 43kg diários em média por animal. 

“O uso dessa tecnologia vem prioritariamente para aumentar a produtividade e reduzir a mão de obra. Na prática, com o aumento da produção e sua qualidade, a diminuição de gastos com medicamentos e uma visão mais ampla e detalhada de gestão, é possível ter o retorno de investimento do robô, do sistema”, conclui. 

O Lely Horizon foi lançado em 2020, após dois anos de testes com cerca de 100 produtores de diferentes países. Seu desenvolvimento contou com mais de 75 técnicos, designers, consultores de gestão da exploração, veterinários e especialistas em IA para tornar o conceito mais inteligente e fácil de usar. 

Sobre a Lely  A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.  

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.  

Para mais informações acesse https://www.lely.com/br/  

Siga a Lely nas redes sociais:  Facebook: https://www.facebook.com/LelynoBrasil/  Instagram: https://www.instagram.com/lely_brasil/ 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp