24/01/2024 às 16h44min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h04min

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças no início do ano

Especialista recomenda que as pessoas definam suas prioridades e tenham sempre uma reserva de emergência

JB
Freepik

O começo de ano costuma ser assustador para uma boa parte dos brasileiros por conta do volume maior de gastos com despesas escolares, férias, IPVA e IPTU, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço dessa parcela têm dívidas em atraso.

 

Colocar as contas no papel para realizar um bom planejamento financeiro, evita que boa parte das despesas se torne uma dor de cabeça. Segundo Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, é preciso se planejar para evitar gastos à toa. “Precisamos ter conhecimento do básico e do que fazemos com o nosso dinheiro. Entendo que é sempre um momento desafiador, visto que poucas pessoas se planejam para tal. Por isso reforço que a educação financeira é o melhor caminho para evitar o endividamento e ter uma reserva de emergência não só para esses momentos, mas para a vida toda”, comenta, ressaltando que é importante definir prioridades e não gastar demais com coisas que não são necessárias.  

 

Diante disso, a executiva listou 4 dicas para controlar as finanças com os gastos de início de ano. 

 

1- Coloque tudo na ponta do lápis 

Coloque todos os seus gastos em uma planilha ou até de forma mais prática em um caderno, tanto os gastos fixos quanto os sazonais. Isso ajudará a ter uma visão geral com todas as despesas e verificar onde de fato conseguirá economizar. 

 

2- Economize nas despesas escolares 

Comece analisando as listas escolares e verificando se realmente faz sentido aqueles produtos solicitados. Outra dica é reaproveitar os materiais que foram pouco utilizados no ano anterior, diminuindo a quantidade de produtos. E por fim, realize a cotação de preços para conseguir bons descontos. 

 

3 - Reserve uma parte do 13º para contas sazonais

O 13º pode ser um importante aliado para essas contas pontuais. Como é um valor que normalmente não é fixo, tenha cuidado para não usufruir de forma incorreta, fazendo novas dívidas em compras. Reserve uma parte para pagar as contas de início do ano, como IPVA, e IPTU. 

 

4- Defina prioridades 

O que vem primeiro quando o assunto é dinheiro? Pois bem, saber quais são nossas prioridades darão um direcionamento sobre o que é necessário fazer para alcançar esses objetivos. Além disso, é uma forma de conseguir ter uma reserva de dinheiro para emergências, o que é bem importante. Defina suas prioridades e tenha uma visualização dos seus gastos sem exageros.  

 

Sobre a Conta Black 

Fundada em novembro de 2017, por Sérgio All, a Conta Black - hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital - nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp