24/01/2024 às 18h12min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h04min

Aniversario de São Paulo: Conheça os lugares favoritos de arquitetos e designers

Profissionais da área falam quais são seus lugares preferidos e explicam por que todos deviam conhecer  

Gabriel Teixeira
Foto divulgação

Prestes a completar 450 anos no dia 25 de janeiro de 2024, São Paulo é uma metrópole em constante mudança e evolução, uma cidade que mesmo em meio ao caos ainda guarda seus tesouros e lembranças de épocas passadas e outras mais recentes. A arquitetura e o design vibram e marcam presença a cada esquina. Em homenagem a esse grande caldeirão cultural, três arquitetos/designers compartilham seus lugares favoritos sob a ótica da profissão. 

“São Paulo é um prato cheio para os profissionais das áreas de design e arquitetura, até mesmo para estudantes e entusiastas do assunto. Aqui encontramos estilos que vão do colonial, passando pelo moderno até o contemporâneo. O melhor de tudo isso é que nada se resume ao obvio, basta ter o olhar atento.” Explica Mariana Ribeiro, designer de interiores.  

Confira abaixo indicações de lugares que profissionais recomendam visitar:  

  1. Aparelha Luzia   

Alexandre Sales, Coordenador de Graduação/ Pós em Design de Interiores e Design de Mobiliário (IED SP), indica o “Aparelha Luzia, um centro cultural e quilombo urbano de São Paulo, fundado em abril de 2016.  

A Aparelha foi criada pela ativista, artista, educadora e deputada estadual por São Paulo Erica Malunguinho. O seu projeto inicial era usar a casa no bairro dos Campos Elíseos como um ateliê. Em seguida, transformou o local num espaço de convivência e de circulação de artistas negros. O nome escolhido é uma versão feminina dos aparelhos, células de resistência contra a ditadura militar de 1964, e uma homenagem a Luzia, o mais antigo fóssil humano do Brasil.  

A Aparelha promove festas, cursos, exposições e debates. Por ela passaram artistas como Leci Brandão, Cuti, Conceição Evaristo e Liniker. Também conta com uma cozinha comandada pela chef Cícera Alves.  

Endereço: Rua Apa, 78 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01201-030  

https://www.instagram.com/aparelhaluzia/  


Aparelha Luzia                                                                  Foto: @ms.picture 
 

  1. Copan   

Também indicação de Alexandre Salles, o Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro da cidade, e foi inaugurado em 1966. É um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, visando às comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. A obra, contudo, foi iniciada apenas em 1957, com algumas alterações e executada com a ajuda de Carlos Lemos.   

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de cinco mil residentes das diferentes classes sociais e mais de setenta estabelecimentos comerciais. Descrito como tendo "linhas sinuosas e elegantes", é considerado a maior estrutura de concreto armado do Brasil.] O principal intuito era ser considerado um grande centro urbanístico, assim como o Rockfeller Center, porém, principalmente pelo fato de a cidade de São Paulo, naquele contexto, demonstrar um enorme potencial para o mercado imobiliário e turístico, o edifício teve seu plano original alterado.   

“É indiscutível, o Copan é e continuará sendo uma das maiores referencias nacionais de arquitetura, independente de trabalhar na área ou não, todos deviam tirar um tempo para contemplar a magnitude do edifício e quem sabe visitar o comercio que se estende por toda a sua base”, completa Alexandre 

Endereço: Av. Ipiranga, 200 – Centro Histórico de São Paulo   

 

 

Edificio Copan                                                                          Foto: Eduardo Knapp/Folhapress 

 

3. BAR DOS ARCOS  

A arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes, indica o, o Bar dos Arcos, assinado pelo escritório de arquitetura MM18, inaugugurado em 2019 e comentado na roda de amigos e mídia. Porém, o convite é para conhecer além dos pratos e drinques.  

Localizado no subterrâneo do Theatro Municipal, o Bar dos Arcos tem uma personalidade ímpar, com pedras e tijolos à mostra. Segundo Nicole Gomes, a iluminação indireta veio para abraçar o espaço e trazer aquela luz suave e agradável.  

“O espaço é super convidativo e traz a luz como efeito surpresa. Ao entrar, você fica de perguntando de onde a luz está vindo e é exatamente esse efeito que faz com que a gente queira ficar no espaço por horas”, comenta 

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 

 

 
Bar dos Arcos                                                       Foto: Divulgação 

 

  1. ROOSENWOD  

Ao lado da avenida Paulista, o Roosenwod é o hotel que merece nossa atenção. Assinado pelo francês Jean Nouvel, o arquiteto criou um contraponto do que há de mais moderno, com toques vintage com os mobiliários em tons amadeirados. Essa solução, alinhada com a iluminação, carrega um ar mais aconchegante.   

Para aqueles que não querem se hospedar no hotel, podem desfrutar dos restaurantes e bares Le Jardin, Blaise, Taraz e o bar rabo di Galo. “Todos os detalhes são totalmente pensados em cada ambiente, além da iluminação que usa muitos abajures, luz indireta e difusa. O Resultado é lindo e a experiência bem especial”, comenta.  

 

Endereço: R. Itapeva, 435 - Bela Vista, São Paulo 

 

 
Rosenwood São Paulo                                                                            Foto:Divulgação 

 

  1. Pinacoteca 

A Designer de Interiores Mariana Ribeiro recomenda a Pinacoteca de São Paulo. localizada no coração da cidade, emerge como um ícone cultural que enaltece o cenário artístico paulistano. Fundada em 1905, a instituição tornou-se uma referência incontestável para amantes da arte, abrigando uma coleção invejável de obras que percorrem diversas épocas e estilos. Com uma arquitetura imponente, projetada por Ramos de Azevedo, a Pinacoteca proporciona mais do que uma experiência visual; é um espaço que convida à contemplação e reflexão. 

“Pinacoteca é o lugar que gosto de ir em SP quando posso fazer um passeio nesse voltado à arquitetura. O complexo é uma construção neoclássica de 1900 com grandes janelas, portas, pilares e pórticos. Ela apresenta também uma modernidade rústica com tijolos aparentes e áreas de grande abrangência de luz natural. Passarelas de metal e coberturas translúcidas trazem também um contraponto de conforto visual incrível. Ótima opção de passeio que mostra a força da arquitetura paulistana.” Comenta Mariana.  

 

Pinacoteca de São Paulo                     Foto: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo 

 

Informações para imprensa:  

Gabriel Teixeira – [email protected] | 11 9 8612 7390 

Nicolle Garcia – [email protected] | 24 9 9814 1105 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp