08/08/2024 às 11h24min - Atualizada em 10/08/2024 às 00h31min

Empresas apostam em treinamentos para impulsionar o entrosamento da equipe e gerar resultados

Pesquisa mostra que 94% das organizações brasileiras têm orçamento anual de treinamento definido

CíNTIA NEVES
Divulgação

Investir no crescimento de quem constrói a empresa. Essa é a lição que as marcas têm aplicado para impulsionar seus profissionais e, é claro, seus resultados. Segundo a 18º edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024 (link https://conecta.abtd.com.br/pesquisa-panorama-2023-2024),  94% das empresas brasileiras têm priorizado o treinamento de colaboradores através da definição de orçamentos anuais que já incluem a educação corporativa. Nessa ordem, programas internos de aprendizado, cursos de aperfeiçoamento e escolas corporativas ganham cada vez mais espaço e importância no mundo dos negócios.

Segundo Mariana Avendanha, que atua como head de sucesso na Proz Educação, instituição referência em cursos técnicos no Brasil e especialista em educação corporativa, saber identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação personalizados, e com método, é o caminho para uma atuação eficiente e de qualidade, bem como competitiva. Para ela, toda educação deve ser personalizada às reais necessidades, demandas, expectativas e até mesmo ao fit cultural da empresa. “É preciso ter claro o indicador quantitativo ou qualitativo que se deseja trabalhar, operar um treinamento focado nele e depois acompanhar a eficácia deste treinamento, a partir da melhora ou piora do indicador. Esse tipo de iniciativa garante qualidade, segurança e eficiência operacional”, afirma.  
 
Mariana reafirma os treinamentos como valor unânime de mercado, independente do nicho. Além de oferecer capacitação técnica e comportamental em diversas instituições de saúde mineiras, a Proz Educação também encontra destaque na consultoria para o chamado LNT, sigla para Levantamento de Necessidades de Treinamento.
 
 
A Emccamp Residencial, sediada em Belo Horizonte, e com atuação também nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é um exemplo de empresa que prioriza a capacitação dos colaboradores. A companhia apostou em um projeto diferenciado para a evolução de todo o corpo da empresa. Por meio do ‘Emccamp Talks’, a construtora prioriza a troca de experiências como chave para o aprendizado contínuo, através de um espaço de diálogo. Nele, o objetivo é convidar profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho para discutir temas relacionados ao desenvolvimento profissional, carreira e bem-estar.



Com edições realizadas trimestralmente o ‘Emccamp Talks’ já recebeu o jornalista Vladimir Vilaça, com MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, para falar sobre "Comunicação Assertiva e Oratória", a doutora em Finanças pela UFMG e especialista em Investimentos, Rafaella Miranda, para debater a "Educação Financeira", entre muitas outras vozes de impacto. 



Recentemente, a empresa recebeu a astronauta Laysa Peixoto, primeira brasileira a comandar uma equipe da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos – a NASA. A mineira foi  convidada para contar sua história inspiradora aos colaboradores da Emccamp e reforçar a importância de acreditar nos seus sonhos e perseverar. O encontro contou com a participação de mais de 300 colaboradores das três praças em que a construtora atua. “Os encontros do Talks não só informam e inspiram, mas também promovem um ambiente de aprendizado contínuo, ajudando nossos colaboradores a se manterem atualizados com as tendências e desafios do mercado”, aponta o diretor jurídico da Emccamp Residencial, Felipe Amarante Boaventura.



Capacitações - A Emccamp possui também um projeto chamado Escola Emccamp, criado para qualificar e aprimorar profissionais para atuar no setor da construção. Recentemente, a empresa realizou um curso de técnica de assentamento de revestimento cerâmico. As aulas, ministradas por uma equipe técnica da Emccamp, foram realizadas nas obras do Porto Carioca e do Villa Mares no Rio de Janeiro. Ao todo, 22 colaboradores de empreiteiras subcontratadas pela empresa  participaram do treinamento. “O curso serviu para alinhamento dos critérios de execução e aceitação do serviço, conforme requisitos normativos e aqueles estabelecidos pelas instruções de serviços (IDS) Emccamp”, explica o gerente de qualidade da Emccamp, Romagno Soares de Moraes. 



Em junho, a construtora havia realizado, em São Paulo, um curso de azulejista pela Escola Emccamp, em parceria com o Senai, com o objetivo de qualificar pessoas com o desejo de ingressar profissionalmente no setor. Oferecido de forma gratuita e com direito à certificação, o curso não exigiu requisitos especiais, apenas formação no Ensino Básico para acompanhamento das aulas teóricas. Romagno Moraes pontua que, além de atrair profissionais para a empresa, o projeto tem aspirações sociais. “Uma média de 12 pessoas participaram do curso, que além de abrir oportunidade de trabalho, também estampa o desejo de promover algo de positivo para a sociedade, através da qualificação acessível”, afirma.



Já existe planejamento para ofertar mais cursos em todas as praças que a empresa atua. “O planejamento inclui, ainda, a expansão das especializações para mais áreas, como a formação de montadores de forma e pintores”, conta Romagno.



Já para Laudeline Soeiro, gerente de capital humano do Grupo EPO, que atua há 32 anos no mercado imobiliário, já é fato que a valorização dos treinamentos corporativos avançou e se tornou uma ferramenta de autoridade reconhecida. Ela explica que, na empresa, um exemplo de sucesso é o projeto ‘Evoluir mais’. Parte de uma trilha de desenvolvimento criada para todos os colaboradores, ele conta com um levantamento 360 e cursos com diversas abordagens. 



“Sempre trabalhamos com a aplicação de treinamentos técnicos e comportamentais pontuais, que ocorriam sob demanda. Agora, através do ‘Evoluir Mais’, há uma avaliação completa e integrada de todos os possíveis gaps da empresa e, posteriormente, um planejamento contínuo de planos de desenvolvimento personalizados para cada colaborador”, relata Laudeline. 



No projeto, existe tanto o trabalho sobre os aspectos técnicos, como cursos presenciais de construção civil, quanto uma atenção às questões comportamentais e de desenvolvimento de lideranças. Outro diferencial foi a contratação de uma plataforma online com cursos gravados, todos com carga horária extensa, provas e certificados. “Nosso objetivo é que o colaborador seja o protagonista da própria carreira e que não precise mais esperar a empresa oportunizar aprendizados para isso. Sempre haverá chances para que eles evoluam pessoal e profissionalmente”, completa a gerente.
 
 

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CÍNTIA NEVES SILVA
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