O cotidiano frenético que vivemos hoje e a falta de tempo para cuidar da própria saúde impactam em diversas áreas: tanto a parte física, como também a saúde mental. A partir disso, o Projeto Respira, iniciativa viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultural idealizada pela Yabá Consultoria e com o patrocínio da farmacêutica Sandoz, chega com o propósito de desacelerar, desenvolvendo iniciativas de autocuidado em diversas regiões da cidade de São Paulo.
O projeto tem o objetivo de estimular a população periférica a cuidar melhor de si, de acordo com os princípios determinados pela OMS - Organização Mundial de Saúde: comer bem, praticar atividade física, ter um bom sono, além de uma boa saúde mental, sempre trazendo atividades culturais que valorizam a comunidade.
O Projeto Respira avança em agosto para a segunda etapa, trazendo uma série de oficinas nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) de São Paulo: Heliópolis, Tremembé, Taipas e Vila Alpina, com uma programação diversificada, as oficinas atendem pessoas de todas as idades.
Nesta segunda etapa, o projeto traz dança circular, tutorias de maquiagem, contação de histórias, trilha das ervas e o Respira Talk’s. Este último oferece à população periférica a chance de conversar diretamente com profissionais de saúde, tirando dúvidas sobre doenças crônicas, automedicação, qualidade de vida e o uso correto de antibióticos para evitar infecções bacterianas, entre outros temas essenciais.
Também traz a dinâmica "Roda de Conversa - Mulheres e seus Diferentes Papéis na Sociedade", que será realizada nos CEUs Heliópolis, Tremembé e Vila Alpina. O espaço é dedicado ao empoderamento de mulheres em condições de vulnerabilidade social, promovendo diálogos ricos sobre os desafios e as oportunidades que elas enfrentam na sociedade.
Outras etapas
Ao todo, o Projeto Respira será realizado em três etapas. Na primeira ação do projeto, que aconteceu em maio, o projeto integrou cultura e saúde, através de diversas experiências à população do Tatuapé e região no parque CERET, em São Paulo. Levou informação, cuidado e diversão para toda a família com intervenção teatral, dança, brincadeiras para as crianças, massagens gratuitas e outras atividades como orientação psicológica, nutricional e educação física, permitindo desacelerar a rotina.
Após a segunda etapa, nos CEUs, o Projeto Respira culminará na terceira etapa, que será a Exposição Respira, acontecerá em novembro e será composta por fotos e vídeos das ações da primeira e segunda etapa do projeto e revelarão como a população entende e pratica o autocuidado. Uma oportunidade de orientação, cultura e inspiração para milhares de pessoas.
O Projeto Respira convida todos a participarem dessa experiência cultural, promovendo escolhas saudáveis e um estilo de vida equilibrado.
Serviço:
CEU Heliópolis
15/08, 9h: Dança Circular - uma celebração artística que promove relaxamento e união entre os participantes
16/08, 9h: Trilha das Ervas
16/08, 7h: Roda de Conversa - Instituto Velho Amigo (Voluntariado Sandoz)
CEU Tremembé
19/08, 10h: Roda de Conversa - Mulheres e seus diferentes papéis na sociedade
20/08, 14h: Respira Talk’s
21/08, 10h: Contação de Histórias - desperta a curiosidade e estimula a imaginação dos pequenos.
22/08, 18h: Tutorial de Automaquiagem
23/08, 14h: Trilha das Ervas
CEU Vila Alpina
26/08, 14h: Roda de Conversa - Mulheres e seus diferentes papéis na sociedade
27/08, 14h: Respira Talk’s
28/08, 14h: Trilha das Ervas
30/08, 15h: Contação de Histórias
CEU Taipas
29/08, 9h: Trilha das Ervas - o poder das plantas e suas aplicações para a saúde.
29/08, 16h: Tutorial de Automaquiagem - técnicas simples que realçam a beleza e promovem a autoestima.
04/09, 11h: Respira Talk’s - Conversa com médicos e profissionais de saúde
Mais informações:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA CRISTINA RIBEIRO
[email protected]