08/08/2024 às 16h52min - Atualizada em 10/08/2024 às 00h11min

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais para o Sucesso Acadêmico e Profissional

Pablo Mello
Divulgação
Priscilla Bonini Ribeiro
Educadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação, diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá, pesquisadora da Fundação Fernando Eduardo Lee, diretora de Segmento Universidades do SEMESP

Em um mundo cada vez mais complexo e conectado, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais emerge como um componente vital para a formação de indivíduos completos e bem-sucedidos. Como educadora e pesquisadora, a importância dessas habilidades no currículo escolar é um tema que me instiga a uma reflexão profunda, revelando seu potencial transformador para o sucesso acadêmico e profissional.

Dados do relatório “Social and Emotional skills for better lives”, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em abril deste ano, mostram que programas voltados para o desenvolvimento socioemocional resultam em melhor desempenho acadêmico, menor evasão escolar e maior bem-estar entre os estudantes. Estas habilidades, frequentemente negligenciadas, são na verdade pilares que sustentam uma educação de qualidade e um futuro promissor.

O estudo integra a segunda rodada da pesquisa SSES (Survey on Social and Emotional Skills), que envolveu 16 cidades em 15 países, incluindo o Brasil. O estudo destaca que competências como determinação e curiosidade são especialmente importantes para melhorar o desempenho em disciplinas como matemática e leitura, reforçando que o desenvolvimento socioemocional complementa e potencializa o aprendizado acadêmico.

E essa ideia não se limita apenas ao âmbito educacional. Acredito que a integração das habilidades socioemocionais deve se estender para além da sala de aula, permeando todos os aspectos da vida dos alunos. As habilidades desenvolvidas durante a educação formal devem preparar os jovens não só para os desafios acadêmicos, mas também para as demandas do mercado de trabalho e para a convivência em sociedade.

Em um contexto contemporâneo onde as mudanças são constantes e rápidas, preparar nossos jovens para serem adaptáveis, criativos e emocionalmente inteligentes é crucial. Investir no desenvolvimento socioemocional é investir no futuro, criando uma sociedade mais equilibrada e equitativa, onde cada indivíduo tem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FRANCIELE DE JESUS SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp