06/08/2024 às 12h45min - Atualizada em 10/08/2024 às 00h00min

Estrategista em marketing comenta como vender mais e evitar as mensagens negativas nas redes sociais

O cliente tem mesmo sempre razão?

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Foto: Lua Films
Todo mundo já ouviu em algum momento que ‘o cliente tem sempre razão’ e, embora saibamos que há casos e casos de especificidade nos atendimentos, o estrategista em marketing, Jaime Bouquard, nos explica que realmente o cliente deve estar em primeiro lugar para todas as empresas. “Hoje, usamos a expressão ‘customer first’, que significa que o cliente vem em primeiro lugar, algo que sempre ouvimos, não é mesmo? Das mais variadas formas. Mas, é importante ressaltar que, sendo assim, toda a estratégia que a empresa vai tomar no seu marketing, como, por exemplo, expansão de espaço, montagem de vitrine, compra de novos produtos, anúncios, campanhas, tudo deve sempre ser pensado com o cliente em primeiro lugar, no que ele deseja, no que ele busca”, explica ele.
Falando das vendas em sites, o estrategista esclarece que são um caso à parte, porque requerem um bom atendimento, mesmo sem relacionamento. Para isso, segundo ele, é preciso um site otimizado, com cliques rápidos e um bot funcionando corretamente para atender qualquer necessidade de chat. Além disso, é fundamental um design atrativo, focado no público alvo dos seus produtos e evitar dezenas de formulários burocráticos de preenchimento, que acabam por levar o cliente para outro site. Outro fator destacado por Jaime é a boa exposição dos preços. “Eu, sinceramente, venho percebendo que os sites vêm funcionando mais como uma cartão de visitas, que as vendas diretas por eles já não estão tão efetivas, por isso é bem importante ter uma pessoa no WhatsApp, no Instagram, que esteja pronta para poder atender esse cliente da melhor forma”, conta.

De qualquer forma, o especialista afirma que há empresas com lojas físicas, que acabam fazendo grandes vendas pelo whatsApp, por exemplo, justamente porque já entenderam como funciona o jogo e usam isso até mesmo para alcançar o Brasil inteiro e não ficarem presas ao seu espaço.
Falando do universo das lojas físicas, existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir as vendas e é importante estar atento sempre às estratégias corretas. Jaime Bouquard comenta, por exemplo: a vitrine. “Uma vitrine bagunçada, por exemplo, com muitos itens; ou a montagem da mesma não ter a identificação do seu público alvo, por exemplo, manequins muito magros, quando sua loja trabalha com plus size. É importante que você consiga representar todo seu público alvo em uma vitrine organizada e a iluminação também é uma coisa muito importante”, explica.
Em uma loja física, é fundamental, de acordo com o estrategista, que você consiga se atentar para a acessibilidade, para a iluminação e a disposição dos expositores. A fim de que o cliente consiga passar tranquilamente, acessar todas as partes da loja e que ele consiga se identificar ali e se ver nos produtos que você oferece. Para Jaime, os três fatores fundamentais do atendimento são: a boa educação para receber o cliente; ser prestativo e ter uma resposta rápida na apresentação das soluções. “Muitas vezes, o atendente acaba enchendo de opções a pessoa. Gaste mais tempo conversando com o cliente e será mais assertivo na hora de apresentar as opções disponíveis. Não espere que alguém compre de você, sem que você o conheça”, alerta Jaime.
Nesse processo de escuta, o profissional conclui dando dicas das três perguntas-chave para você entender qual é o desejo do cliente, enquanto entende as intenções de compra dele: o que ele quer; até quanto ele está disposto a pagar; e para quando ele deseja aquilo. Sempre mantendo a escuta e o interesse sobre o que levou seu cliente até ali. ”Esse é o segredo para não ter apenas compradores e sim clientes fiéis por muito tempo”, aconselha o estrategista.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA MARIA SILVEIRA
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