22/07/2024 às 16h33min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h03min

Chegada do inverno: queda nas temperaturas contribui para o aumento de doenças respiratórias

Nebulizadores portáteis e aspiradores nasais podem ser grandes aliados para aliviar os sintomas das doenças respiratórias; testes de detecção para diversos tipos de gripe também são fundamentais para o controle de transmissão dos vírus

BRUNA MENESES
Divulgação
O inverno - que teve início na segunda quinzena de junho - se caracteriza pela queda nas temperaturas e na baixa umidade, o que auxilia na dispersão de poluentes e resulta, muitas vezes, no aumento da incidência de infecções respiratórias. Dados do boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado no final de junho, mostram que a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 22,6% para influenza A, 0,8% para influenza B e 47,2%, para o vírus sincicial respiratório. Para amenizar os sintomas de crises respiratórias, o mercado de saúde no país oferece diferentes tipos de produtos, que apresentam procura elevada nessa época do ano.

“No segundo trimestre do ano, tivemos um crescimento de 91% em vendas de produtos como nebulizadores portáteis e aspiradores nasais, em comparação ao trimestre anterior. Esses produtos são ideais para aliviar os sintomas e ajudar a desobstruir as vias aéreas, facilitando a respiração”, diz Fernando Marinheiro, diretor da área Comercial e de Marketing da MedLevensohn.

O clima frio também contribui para o aumento de infecções pela Covid-19. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), foram contabilizados mais de 4 mil novos casos da doença na última semana epidemiológica, que compreende de 23 a 29 de junho, que representa a terceira semana consecutiva de aumento nos contágios.

“O brasileiro tem aderido à cultura da testagem, o que é bastante positivo. Isso se reflete no aumento das vendas de autotestes para a Covid-19 que, só no segundo trimestre, representou 1.320%, comparado ao mesmo período do ano anterior” reforça Marinheiro.

Outros tipos de teste que também registraram crescimento nas vendas no período foram os testes de Influenza e RSV (detecta o vírus sincicial respiratório, muito comum em bebês e crianças pequenas). Somente a MedLevensohn registrou um aumento de 506% nas vendas no período entre 1º e 2º trimestre de 2024.

O MedTeste Influenza A+B é capaz de detectar os subtipos do vírus A, H1N1 e H3N2. O exame, que está disponível em farmácias, clínicas, laboratórios e centros de saúde em todo o território nacional, é realizado a partir de uma amostra nasal ou da garganta, coletadas com o auxílio do swab. O resultado sai em apenas 10 minutos.

Cuidados preventivos

Fatores como baixa exposição ao sol, fonte de vitamina D, essencial para a manutenção do sistema imunológico, além da permanência em ambientes mais fechados também fazem parte do aumento de casos de doenças virais durante essas estações do ano. Manter uma rotina saudável pode evitar o desenvolvimento de doenças virais, como a gripe.

“Realizar atividades físicas, manter um nível adequado de vitamina D, realizar de três a cinco refeições por dia baseadas em fibras, carnes brancas, frutas, legumes, verduras e grãos, além de beber cerca de dois litros de água por dia, são algumas das melhores estratégias para manutenção da saúde e, consequentemente, da boa imunidade”, alerta Dr. Alexandre Chieppe, consultor da MedLevensohn.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA MENESES MONTEIRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp