25/07/2024 às 13h33min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h03min

Dia dos Avós: contato com neto recém-nascido fortalece vínculos e cuidados com a saúde

Para marcar a data, avós carregam bebês em hospital; Método “Canguru” beneficia também a família

ProImprensa Comunicação
Divulgação
Os avós têm sido figuras cada vez mais importantes na família. As atividades profissionais dos pais fazem com que, muitas vezes, eles tenham que auxiliar nos cuidados com os netos. E esse vínculo pode ser reforçado ainda entre os recém-nascidos.

Isso foi o que mostrou a ação denominada "Vovó Canguru", realizada pelo hospital Medical, da Hapvida NotreDame Intermédica. A iniciativa aplicou o Método Canguru para comemorar o Dia dos Avós (26/7), no hospital de Limeira (SP).

Aparecida Cardoso passou momentos ao lado do neto Luca, nascido no último dia 16. Junto dela, estavam o filho Marcelo e a nora Nilcelene, pais do bebê. As equipes da UTI Neonatal, Psicologia e Assistência Social acompanharam o encontro, além de passar informações sobre os cuidados nos primeiros dias da criança.

O reforço dos vínculos familiares é um dos benefícios do contato, que também ajuda em questões de saúde, como o controle da temperatura do bebê.

"O contato pele a pele do Método Canguru traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos, que vai da melhoria do desenvolvimento do bebê e da redução de infecções, estresse e dor, até o fortalecimento do vínculo afetivo familiar. A extensão dessa metodologia aos avós tem como objetivo ampliar a conexão parental com os netos e, até mesmo, com os pais da criança, pelo fortalecimento da rede de apoio e troca de experiências", afirma a médica Franciane Gonçalves, diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida.

Aparecida não escondia a satisfação diante do encontro, em que carregou Luca na posição "canguru". "É muita alegria", disse ela, que agora tem 8 netos e 2 bisnetos.

Coordenadora da UTI Neonatal, a médica Soraia Drago Menconi considera importante a forma como as avós trazem humanização ao contato, também pela experiência já tida com os filhos. "Elas dão mais que suporte às mães e aos pais. Elas cuidam do bebê e da família", destaca.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROGERIO TADEU RUEDA JUNIOR
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp