24/07/2024 às 12h21min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h02min

Plataforma Brasil de Direitos lança Guia de Fontes para jornalistas durante 19º Congresso da Abraji

Katia Brembatti, Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), assina o texto de abertura da publicação e fala sobre a relação da diversidade de fontes e o fortalecimento da democracia

LUCIANA NUNES
assessoria de imprensa do Fundo Brasil
Divulgação

Brasil de Direitos, plataforma de notícias sobre direitos humanos mantida pelo Fundo Brasil, acaba de lançar no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (Abraji) a segunda edição do seu Guia de Fontes para jornalistas. A publicação reúne contatos de ativistas atuantes no país todo, e pretende ser um instrumento de trabalho para o repórter, além de promover o acesso a uma gama variada de fontes capazes de qualificar a cobertura de temas sociais importantes para o Brasil.

O Guia reúne informações sobre 135 organizações formadas por ativistas brasileiros que atuam em 12 diferentes pautas: de políticas públicas à promoção do trabalho digno; da demarcação de terras indígenas à segurança pública. 

As instituições  e movimentos sociais incluídos no Guia são aqueles que, a partir da aprovação de seus projetos nos editais do Fundo Brasil, participam da produção de conteúdos da plataforma Brasil de Direitos, trazendo pautas, histórias e soluções para os desafios da democracia brasileira.

"Esses grupos trazem propostas inovadoras de abordagens para os nossos problemas coletivos. O jornalismo é fundamental para a democracia, e o convite do Guia de Fontes Brasil de Direitos é para que os jornalistas se aproximem e conheçam esses pontos de vista e esses caminhos que, a partir dos territórios, podem nos apontar soluções para serem aplicadas em uma escala mais ampla", diz Ana Valéria Araújo, diretora executiva do Fundo Brasil. 

Com o Guia, a Brasil de Direitos quer contribuir para que haja maior pluralidade de vozes na imprensa. Em sua diversidade, as organizações reunidas na publicação apontam caminhos para fortalecer a democracia brasileira.

“Essas forças da sociedade, cada uma à sua moda e com seus métodos, têm o árduo trabalho de exercer pressão; mas, mais do que isso, também podem atuar de forma educativa, ajudando a promover a mudança da cultura no país, a ponto de projetarmos um futuro em que não causará estranhamento exigir que informações de interesse público sejam acessíveis para cada cidadão e cidadã.”, afirma Katia Brembatti, Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que assina o texto de abertura da publicação. 

A nova edição do Guia de Fontes já está disponível para download por meio do link, e no site da Brasil de Direitos

Plataforma Brasil de Direitos

Lançada em 2019, a Brasil de Direitos é uma plataforma de debates e notícias que conta as histórias de quem defende os direitos humanos no Brasil. Mantida pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, o site conta com reportagens, entrevistas, análises e artigos produzidos a partir da pluralidade de vozes que fazem parte da sociedade civil organizada brasileira. E que trabalham, cotidianamente, para combater a violência, discriminação e oferecer oportunidades para construir um país mais justo. Acesse o site e saiba mais sobre a plataforma

Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, criada em 2006 por ativistas com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. A fundação faz isso captando recursos para destiná-los a organizações e comunidades que lutam por direitos fundamentais e combatem as desigualdades, a violência institucional e a discriminação em todo o país. Desta forma, atua como uma ponte, conectando doadores a projetos de transformação social. 

A instituição apoia a busca por justiça racial e de gênero, a luta por direitos dos povos indígenas, de populações quilombolas e tradicionais, por justiça climática na Amazônia e nos demais biomas brasileiros, por direitos de crianças e jovens, de pessoas LGBTQIA+, de trabalhadores rurais e precarizados, de comunidades impactadas por obras de infraestrutura e empreendimentos urbanos, de vítimas da violência de Estado e seus familiares, a luta contra o encarceramento em massa e a tortura no sistema prisional, entre outras. 

O Fundo Brasil já apoiou mais de 1.500 projetos e doou mais de R$71 milhões. Para saber mais, acesse o site do Fundo Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA NUNES DOS SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp