22/07/2024 às 11h37min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h02min

A importância da ventilação natural durante o inverno

Essencial para a saúde e o bem-estar, melhora a qualidade do ar e previne problemas respiratórios

DEISE RAMOS
Divulgação

A chegada do inverno é motivo de atenção para a qualidade do ar. Segundo o Ministério da Saúde, é nesta época mais fria do ano que algumas doenças respiratórias, como resfriados e gripes, registram aumento decorrente da queda das temperaturas e baixa umidade do ar. Como recomendação, o ministério salienta a importância de manter os ambientes arejados com ventilação natural, para maior renovação do ar. 

Quanto mais ventilação natural, melhor. Espaços onde é facilitada a circulação de ar ganham importância nesse período do ano. É o caso de residências com sistemas de ventilação cruzada (quando duas janelas ou varandas criam um fluxo de ar para dentro da casa), que, por essa circulação, têm o ar interno renovado, o que tira partículas de poeira e de produtos químicos suspensos no ar, melhorando a qualidade da respiração. Além disso, esse fluxo maior de ar é essencial para expulsar vírus e bactérias, assim, prevenindo doenças respiratórias causadas por eles. 

A arquiteta da Construtora PATRIANI, Thalita Berzuini, explica que essa é uma estratégia que pode amenizar os efeitos do inverno, não apenas na saúde, mas também no bem-estar. “Este sistema também é fundamental para o controle térmico eficiente dos ambientes e renovação do ar interno. Dependendo de aberturas estrategicamente posicionadas, ele facilita ventilação contínua, que, por sua vez, ajuda a regular a temperatura interna e renovar o ar carregado, diminuindo a umidade presa dentro de um ambiente.”  

Confira abaixo benefícios para a saúde e bem-estar que um ambiente arejado pode trazer: 

Redução de umidade e mofo: Durante o inverno, a umidade interna pode aumentar devido ao aquecimento dentro das casas e à falta de circulação do ar interno. A ventilação natural ajuda a reduzir a umidade, prevenindo o crescimento de mofo e bolor, que podem causar problemas respiratórios e alergias. 

Melhoria da qualidade do ar: A circulação de ar fresco elimina poluentes internos, como poeira, produtos químicos de limpeza e outras partículas prejudiciais, melhorando a qualidade do ar e contribuindo para um ambiente mais saudável. 

Prevenção de doenças respiratórias: A ventilação adequada é essencial para evitar a propagação de vírus e bactérias. Ambientes fechados e mal ventilados são propícios para a transmissão de doenças respiratórias. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Deise Ramos de Jesus
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp