24/07/2024 às 11h20min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h00min

Período de férias é um bom momento para a realização do check-up anual

Médica da Casa de Saúde São José ressalta a importância dos exames de rotina para a detecção precoce de doenças

LARISSA BORGES
Divulgação
Durante as férias, muitas pessoas aproveitam o tempo livre para relaxar, viajar e passar momentos agradáveis com a família e amigos. No entanto, esse período também pode ser uma excelente oportunidade para cuidar da saúde de forma preventiva. Realizar um check-up não só contribui para a detecção precoce de possíveis problemas de saúde, mas também garante que o corpo e a mente estejam em perfeito estado para aproveitar os dias de descanso com tranquilidade.

Pensando nisso, a clínica da Casa de Saúde São José, Drª Rafaela Lavinas, abordou a importância de realizar exames de rotina nas férias, destacando os benefícios dessa prática para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada.

A médica explica que indivíduo adulto (a partir dos 18 anos) deve passar por uma avaliação anual, podendo variar o intervalo de tempo dessas avaliações de acordo com a idade, comorbidades, fatores de risco e histórico familiar do paciente. Ela conta que os exames a serem feitos precisam ser individualizados de acordo com a necessidade de cada paciente, idade, comorbidades e histórico familiar.

As principais doenças silenciosas que podem ser descobertas no check-up são: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia. Por isso, os exames de rotina mais comuns são hemograma, glicemia de jejum, perfil lipídico, exames de infecções sexualmente transmissíveis, aferição da pressão arterial e rastreamento da obesidade.

Contudo, se houver a necessidade ou a pessoa estiver na faixa etária indicada, também podem ser realizados outros, como: exame de Papanicolau, mamografia, colonoscopia, densitometria óssea, ultrassom transvaginal e de abdome e, para os homens, o exame de PSA, que ajuda na detecção do câncer de próstata.

A saúde do coração também deve ser uma prioridade, por isso, exames cardiológicos como eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e teste ergométrico são recomendados. Principalmente para pacientes com história familiar de doença coronariana e/ou morte súbita, e pessoas sedentárias que desejam iniciar a pratica de atividades físicas, assim como atletas, principalmente acima dos 40 anos.

Sobre a diferença entre exames de rotina e específicos, a médica esclarece: “Exames de rotina são aqueles solicitados com a intenção de rastrear e prevenir doenças que impactam na saúde pública, e quem tem alta incidência e prevalência em uma população. Exames específicos são individualizados de acordo com sintomas, condição de saúde do paciente e histórico familiar, e também para diagnóstico de doenças”.

As férias podem ser a motivação que a pessoa precisa para se cuidar, aproveitar um período livre e priorizar a saúde, ter tempo de qualidade, se conectar com a família e amigos, estabelecer bons hábitos e mudanças de estilo de vida, iniciar uma nova atividade física, adotar um planejamento alimentar, viajar. Todas essas recomendações aliadas a avaliação médica e ao check-up preventivo, são fundamentais para uma melhor qualidade e expectativa de vida.

“O cuidado com a saúde em dia traz segurança para as pessoas poderem exercer suas atividades profissionais e pessoais ao longo do ano, permite um planejamento e diminui os riscos de surpresas indesejadas que possam interferir no trabalho ou estudos”, finaliza Drª Rafaela.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARA BORGES AZEVEDO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp