15/07/2024 às 15h01min - Atualizada em 19/07/2024 às 04h00min

Cresce o foco em saúde mental nas empresas e setor da Construção Civil vê alto impacto no tema

Empresas vêm resultados positivos ao investir em bem-estar e ações voltadas para a saúde mental

JN ASSESSORIA DE IMPRENSA
Construtora Equilíbrio

Após a pandemia de 2020, ano em que 53% dos brasileiros relataram sentir alguma deterioração em sua saúde mental, de acordo com o Instituto Ipsos, o tema está cada vez mais em voga, incluindo ambientes profissionais, que têm buscado formas de desenvolver o bem-estar e saúde mental de seus funcionários, com a criação de programas, setores e ações voltados para essa questão. Pesquisa de 2022 da Deloitte, mostra que 80% das empresas já consideravam o bem-estar de seus colaboradores uma parte crucial de suas estratégias de negócio e 61% tinham em seus planejamentos investir em programas relacionados.

A importância é vista também pelos colaboradores. O relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, revelou que 67% dos trabalhadores no Brasil dizem sentir que seus trabalhos, nos mais variados setores, são influenciados pelo estresse, e 31% pela saúde mental no geral.

A Construtora Equilíbrio, em Curitiba, trabalha ações de bem-estar e saúde mental com seus colaboradores há 2 anos. “Acabamos de renovar nosso selo Great Place to Work. Desenvolvemos ações de bem-estar há anos, até mesmo para os nossos clientes, e buscamos trazer o mesmo comportamento para a empresa, pois é perceptível a diferença que trás para nossos colaboradores e ambiente geral de trabalho,” diz Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio.

Um estudo realizado pela Deloitte diz que 68% dos colaboradores e 81% dos executivos acreditam que melhorar o bem-estar é mais importante do que progressão de carreira, e outro estudo, realizado pela empresa Wellhub (antiga Gympass), revelou que investir em bem-estar melhora o resultado das organizações. Das empresas que mediram o Retorno de Investimento (ROI) destas ações, 97% viram um retorno positivo nos programas relacionados, enquanto de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada dólar investido em programas de bem-estar, a melhoria de produtividade e redução de custos pode trazer um ROI de 4 a 6 dólares, aproximadamente.

“Nosso propósito sempre foi o desenvolvimento das pessoas, dos nossos colaboradores aos nossos clientes. No início, começamos o projeto internamente, e avaliando o sucesso que ele teve, resolvemos compartilhá-lo com nosso quadro de clientes. Pessoas felizes transformam imóveis em lares, e é isso que nós buscamos,” diz Raquel Zampier, gerente de Recursos Humanos da Construtora Equilíbrio. 

Bem-estar nas residências para além do ambiente corporativo

Em 2023, a Construtora tornou público seu posicionamento institucional sobre a sustentabilidade humana através do selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, de autoria do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, e curadoria do futurologista do morar e autor mais lido do mercado imobiliário, Marcus Araujo. O conceito prega o bem-estar, gestão das emoções e fomento de relações saudáveis em seus empreendimentos. “Acreditamos que, enquanto empresa, nossa obrigação é retribuir com algo para a sociedade. Como o programa é aberto aos colaboradores, a adesão trouxe uma melhoria considerável para o clima corporativo. A equipe ficou mais colaborativa, engajada e mais feliz como um todo. Nossos clientes recebem o acesso ao programa no momento em que compram seu imóvel, e os feedbacks têm sido bastante positivos,” finaliza Raquel. 

Sobre a Equilíbrio

Com 50 anos de história a Equilíbrio se dedica a projetos de vida que contribuam com a sustentabilidade humana. Para isso, trouxe com exclusividade para Curitiba o selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, de autoria do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, e curadoria do futurologista do morar e autor mais lido do mercado imobiliário, Marcus Araujo. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.300 unidades e 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Entre as mais sólidas e conceituadas marcas paranaenses no mercado da construção civil, a empresa se fundamenta no respeito as pessoas, aos colaboradores e ao meio ambiente, e na qualidade e diferenciais construtivos em cada empreendimento. Conheça mais em: https://www.equilibrio.eng.br





 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA NASCIMENTO E SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp