17/07/2024 às 14h44min - Atualizada em 19/07/2024 às 00h01min

Empilhadeiras elétricas a lítio ganham força no mercado e potencializam operações

Diretor reforça benefícios dos equipamentos com mais eficiência, sustentabilidade e economia para as empresas

GIOVANNA ALVES
Divulgação/SDO Equipamentos

Um relatório da SNS Insider apontou que o mercado de empilhadeiras elétricas deverá atingir um tamanho de US$ 152,30 bilhões até 2030, o equivalente a R$ 816,34 bilhões em conversão direta. O valor corresponde a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 13,1%. Além disso, segundo a Netmark, um dos benefícios desse tipo de equipamento é a redução na emissão de gases de efeito estufa, onde baterias de íons de lítio usam 40% menos energia.

Neste cenário, Humberto Mello, diretor da SDO Equipamentos, empresa de venda e locação de empilhadeiras e equipamentos para movimentação, ressalta como estes aparelhos inovadores estão transformando as operações de armazéns e centros de distribuição, oferecendo vantagens significativas em termos de eficiência, sustentabilidade e economia. 

“As empilhadeiras elétricas a lítio destacam-se pela sua alta eficiência energética e menor tempo de recarga em comparação com as tradicionais baterias de chumbo-ácido. Isso se traduz em maior produtividade, já que os equipamentos passam mais tempo em operação e menos em manutenção. Ainda, as baterias de lítio possuem uma vida útil mais longa, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e, consequentemente, os custos operacionais”, diz Humberto. 

De acordo com o diretor, a máquina também pode proporcionar segurança e sustentabilidade sem emissão de gases durante a carga e descarga, desempenho consistente mesmo quando a carga da bateria está baixa - o que mantém sua potência e velocidade de operação - e integração com tecnologias avançadas que monitoram e otimizam o desempenho da bateria em tempo real.

“Também é importante ressaltar que os equipamentos elétricos a lítio são ideais para operações em ambiente fechado, pois não emitem poluentes que possam causar dano para a mercadoria manuseada e nem para o colaborador que está à frente do serviço. São vantagens significativas para a evolução da empresa”, complementa Mello. 

Como resultado, nos últimos doze meses, a SDO Equipamentos registrou um aumento de 67% na venda de empilhadeiras elétricas de lítio, sendo o setor alimentício o segmento que mais demandou. Tradicional no setor e já consolidada no fornecimento de equipamentos para locação, a empresa disponibiliza máquinas elétricas com capacidade de até 25 toneladas, plataformas aéreas, bem como distribui baterias de lítio para estes e outros equipamentos, como carrinhos de golfe. 

“Ao adotar o uso de empilhadeiras elétricas a lítio, as empresas podem alcançar operações sustentáveis e econômicas, além de eficientes. Para os próximos anos, acreditamos que a busca será ainda maior, pois vemos a tendência de grandes corporações exigirem selos verdes de seus fornecedores, preocupados com a responsabilidade socioambiental. Essa ferramenta representa o futuro da movimentação de materiais em suas mais diversas frentes”, finaliza o diretor. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp